quinta-feira, maio 31, 2012

Português no estrangeiro

Cada vez mais, o ensino português no estrangeiro é, e deve ser, o de uma língua que é suporte das várias culturas que a utilizam. Senti isso ontem, no Lycée Internationale de Saint-Germain-en-Laye, nos arredores de Paris, na despedida da professora Matilde Teixeira, com vozes da diversidade lusófona a fazerem transparecer o universalismo do português. 

Uma sala a abarrotar de amigos marcou a passagem à reforma daquela que, durante 17 anos, foi a diretora da secção portuguesa do liceu, que recebeu testemunhos de apreço genuíno de colegas, alunos e pessoas que se habituaram a respeitá-la, como uma das figuras mais qualificadas do nosso ensino no estrangeiro.

Como embaixador de Portugal, tive um grande gosto de me associar a esta homenagem.

7 comentários:

Isabel Seixas disse...

Que bonito o edificio.
Tão bonito como o reconhecimento.

"o maior desejo do ser humano é o de ser reconhecido"
AD(de autor desconhecido ,para mim claro, mas, rambém se adequa a aliança democrática do ponto de vista social ao dar protagonismo ao Outro de forma positiva.)

Anónimo disse...

Era lógico que até fosse a segunda língua do ensino oficial de alguns países europeus. Quem sabe um dia, quando o Brasil também estiver no peso da balança?! Acredito. Fico grata pela atenção que dá o Senhor Embaixador, pois algumas vezes nem todos os que o pecederam o fizeram, se a ocasião não tivesse representantes do Governo nacional.

patricio branco disse...

magnifico edificio o do liceu
bom o representante de portugal associar-se à despedida, sem duvida

Francisco Seixas da Costa disse...

Sejamos justos. Para ir a esta cerimónia, tive de faltar a outras duas onde, como ainda há pouco me disseram, a minha falta foi notada. A vida diplomática é feita destas opções e isso é válido para mim como o é para os meus antecessores. Sejamos justos.

gherkin disse...

E, todos nós, que na Diáspora temos modestamente lutado pela difusão da língua e cultura do nosso país, através do nosso lídimo Representante pedimos para saudar e AGRADECER o trabalho e esforço da homenageada a quem desejamos uma excelente vilegiatura.
Gilberto Ferraz

Rui Franco disse...

Há poucos dias, em Itália, um turista francês perguntava a um turista brasileiro: "No Brasil fala-se o quê? Espanhol?"

Anónimo disse...

Bravo senhor Embaixador,

os gestos simbólicos também têm o seu peso - penso que o deve saber melhor do que eu.

neste preciso caso: parabéns!

e parabéns para o senhor, parabéns para a Matilde Teixeira que há muitos anos trabalha em prol do desenvolvimento do ensino da Língua e da Cultura Portuguesas em França e parabéns também para o "liceu" de Saint Germain en Laye.

um gesto simbólico mas importante!

eu diria mesmo que foi o mais importante desde 1976 (data dos acordos entre Portugal e a França) em relação a todos aqueles que, de uma maneira ou de outra, contribuíram para que o Ensino se desenvolvesse e ocupasse o devido lugar na sociedade francesa.

mais haveria a dizer mas nem é o lugar nem a ocasião.

pessoalmente até considero uma dupla homenagem - a do Embaixador de Portugal em Paris e a do Embaixador de Portugal junto da Unesco.

T. D.

Davos

Deve ter graça estar em Davos, por estes dias. Os maluquinhos das teorias da conspiração, os mesmo que acham que Bilderberg tem qualquer imp...