quarta-feira, 16 de maio de 2012

Ferry

Jules Ferry é a grande referência histórica da educação francesa. Como político, é reconhecido como o introdutor daquilo que hoje é um orgulho de toda a França: a escola gratuita, laica e obrigatória. Morreu em 1893.

O novo presidente francês, François Hollande, quis homenageá-lo no dia da sua tomada de posse, como uma das grandes figuras do pensamento da República.

Aqui del-rei! Uns cocabichinhos da História foram logo desencantar algumas frases de Jules Ferry onde este defendia a superioridade de umas raças sobre as outras, na sua apologia do colonialismo. Nada que, à época, muita gente não pensasse.

Mas como agora está na moda, pelo "politicamente correto", obrigar à releitura crítica das ideias antigas, o presidente François Hollande acabou por ser obrigado, no seu discurso junto ao monumento a Jules Ferry, a fazer notar que parte das suas ideias era inaceitável e não deve servir de exemplo, à luz dos princípios do humanismo contemporâneo.

Pena é que, já agora!, o "politicamente correto" não se alargue à estética. Isso permitiria dizer que também já não são aceitáveis barbas como as que Jules Ferry exibia...

4 comentários:

Julia Macias-Valet disse...

Nunca pensei que o LUC "tenait son grand père au CUL"

"Pourtant, le 6 février 2004, dans le discours que Luc Ferry prononçait à l’occasion de l’examen du projet de loi sur la laïcité dans les écoles, collèges et lycées publics, celui qui était alors ministre de l’Education citait les propos de ce même Jules Ferry, comme le signale Emmanuel Davidenkoff, directeur de la rédaction de L’Etudiant, sur Twitter :

« En 2004, Luc Ferry se réclamait de Jules pour défendre sa loi sur la laïcité. Il ignorait qui c’était ? »

Ver aqui o discurso : http://www.education.gouv.fr/cid495/discours-de-luc-ferry-a-l-occasion-de-l-examen-du-projet-de-loi-du-principe-de-laicite-dans-les-ecoles.html

Quanto ao look esperemos que o Luc seja mais cool com o look do avô.

Deixo um conselho ao Luc... na ausência de barba ... : que va cortar o cabelo !

O Luc Ferry tem o seu mérito mas tenta sempre apanhar as oportunidades para que falem dele...sou politico, sou filosofo ??? nao sabe muito bem o que é , mas tem sempre uma palavra a dizer nem que seja para que falem dele.
Outro do estilo...agora um pouco calado desde 6 de maio o nosso querido Bernard HL.

PS E nao sei se repararam têm os dois o mesmo LOOK : )))

Anónimo disse...

Não faça troça, Senhor Embaixador, das honradas suíças (chamam-se suíças) de Jules Ferry. Eu estou já a deixá-las crescer, para impressionar o Senhor Alcipe!

a) Feliciano da Mata

Isabel Seixas disse...

Mas que são vistosas são...
As barbas... Ou as Suiças com extensões...

zamotanaiv disse...

Hehe!!!