terça-feira, junho 22, 2010

Coreia do Norte

Muito provavelmente, o meu sentimento patriótico não está, em matéria futebolística, à altura das circunstâncias. Ontem, ao assistir ao descalabro da equipa da Coreia do Norte perante a seleção portuguesa, e embora sabendo que um resultado folgado dava a Portugal uma margem de segurança importante para o apuramento para os oitavos de final, tive um insuperável sentimento de pena por aquele quase anónimo conjunto de jogadores, servido por um guarda-redes digno de um confronto entre-solteiros-e-casados. Para essa atitude contribuiu também o facto - provavelmente, pouco notado por muitos - de que os coreanos, em especial durante a primeira parte, praticamente não cometeram uma única falta, executaram um jogo disciplinarmente irrepreensível.

É que me recordei que, em 1966, no regresso a casa, depois da derrota por 5-3 contra Portugal, e não obstante terem então chegado bem mais longe na competição, os membros da equipa coreana e as suas famílias, segundo reza a história, acabaram por ter alguns problemas no seu país. Infelizmente, com o tempo, os tempos não mudaram muito para os lados de Pyongyang. Ontem, ao ver o resultado avançar para um registo de humilhação nacional, neste que foi o primeiro jogo de futebol transmitido em direto, desde sempre, pela televisão norte-coreana (!), não pude deixar de temer que agora possa acontecer coisa idêntica. A vida ensina-nos que, não raramente, a alegria de uns arrasta a tragédia de outros.

12 comentários:

Anónimo disse...

Entristece ainda existirem regimes onde as pessoas podem ter problemas por acções de que não são inteiramente responsáveis. Dito isto, oxalá o jogo Portugal-Brasil se salde, na sexta-feira, por 2-1 ou 1-0, senão o desgraçado de Carlos Queiroz lá passará de "bestial para besta". Oremos....
António Mascarenhas


António Mascarenhas

Anónimo disse...

Senhor Embaixador,

Não refere o risco de Portugal poder agora vir a ser o primeiro alvo de um missil nuclear da Coreia do Norte...

Julia Macias-Valet disse...

Ontem na brincadeira comentava com uma amiga que os coreanos até tinham ficado com os "olhos redondos !"
Desconhecia totalmente o que se tinha passado em 1996...por isso retiro o que disse.

Unknown disse...

Caro Embaixador, jogo é jogo não é caridade. Creio que há um elemento explicativo que não foi notado: consta que a equipa lusa atravessa grandes problemas internos e antes que explodissem para o exterior como aconteceu com a equipa da França, os responsáveis preferiram "implodi-los" para dentro do campo. Dito isto, estou na mesma linha de sensibilidade do Embaixador e diria que ficar por 3 a zero teria sido um resultado mais digno de um exemplar "fair-play".

Julia Macias-Valet disse...

E como eu dizia a um grande amigo meu o futebol é para ser levado com uma certa filosofia ....

http://www.youtube.com/watch?v=ur5fGSBsfq8

Alcipe disse...

Diz José Milhazes, de Moscovo:
A Selecção portuguesa, ao bater a equipa da República Democrática Popular da Coreia por 7:0, conseguiu a maior vitória na história das suas atuações no campeonato do mundo, escreve o jornal Sovietski Sport.
Esta opinião é partilhada por numerosos órgãos de informação da Rússia.
“Capitão! Sorri!”, escreve o jornal desportivo eletrónico championat.ru, referindo-se a Cristano Ronaldo, e sublinha que ele “finalmente pôs fim àvoto de silêncio”.
“O que dirá agora Kim Jong-il?”, pergunta o mesmo diário, e responde que “será interessante ver o que irão mostrar nos noticiários da televisão coreana”.
O portal desportivo Goalbox.ru interroga-se se a equipa coreana, depois de tão pesada derrota, não irá parar a um “campo de concentração.
“Lembramos que, em 1966, também no campeonato do mundo, e também depois de uma derrota frente aos portugueses (3:5), toda a equipa foi exilada para um campo de concentração. Tal foi a decisão dura da decisão do regime déspota da Coreia do Norte”, acrescenta.
Evgueni Lovtchev, antigo jogador da seleção soviética de futebol, escreve no Sovietski Sport: “Os portugueses fizeram-nos felizes principalmente pela atitude face às oportunidades de golo. Muitas oportunidades e nem uma grama de confusão ao terminarem o ataque. Todos muito concentrados”.
“Pelos vistos, quanto mais avançar o campeonado do mundo, mais iremos assistir a jogos de qualidade, espeteculares, com muitos golos”, frisou.
A imprensa desportiva russa destaca também as declarações de jogadores portugueses no sentido de que a seleção portuguesa não se deixará levar pela euforia e já pensa no jogo com o Brasil.

PUBLICADA POR JOSE MILHAZES

ana disse...

É verdade que nada podemos fazer pelos norte-coreanos.
Mas infelizmente são muitos portugueses não se interessam por assuntos que vão além do "mundo da bola".
Por exemplo querem e exigem produtos baratos, ignorando olimpicamente que os trabalhadores asiáticos, etc poucos direitos tem.

Maria Climénia Rodrigues disse...

Esta crónica, é uma pedrada no charco, do fácil esquecimento de um povo perante o drama de outros,é tão simples centrarmo-nos no nosso umbigo, e cantar vitória por coisas tão comezinhas, e não se trata de falar do perigo de um missil nuclear, trata-se de falar de seres humanos, que podem pagar bem caro, uma simples partida de futebol.... Que pena,sermos por vezes tão medíocres, e que bom ter alguém sensível ao drama humano, para escrever esta bela crónica. Parabéns Embaixador, como fazia José Saramago, ás vezes devemos lembrar e ter a força de escrever....

Anónimo disse...

Imagino a cara do “Querido Líder” à medida que o jogo evoluía. Logo para azar quando se tratava da primeira transmissão em directo! O “Querido” já deve estar a magicar um castigo “adequado” aos seus “rapazes”. Mas que tiveram dignidade durante este e anterior jogo com o Brasil, a quem criaram dificuldades, há que reconhecer. E aquelas lágrimas de um dos melhores jogadores deles ao ouvir o hino, mais nos faz simpatizar com aquela pobre equipa. Enfim, não direi é a vida, mas é assim o futebol. Corram com o “Querido”, é o que me ocorre dizer de momento!
P.Rufino

Helena Sacadura Cabral disse...

O que eu mais gosto é da expressão "Republica Democratica da Coreia"...

José Martins disse...

Mas o mais interessante é que os coreanos do norte ganharam o jogo ao Brasil... E por quantos golos ganharia a Portugal.
.
Interessante o video da vitória por 1 a 0 ao Brasil. Ver http://maquiavelencias.blogspot.com/2010/06/os-pobres-dos-coreanos-do-norteter-do.html

Anónimo disse...

Acho que uma das provas dos nove da democracia é o nível de tolerância á frustração aquando do intercâmbio de culturas "desportivas"entre paises...

Níveis de fairplay?!!!...

Enfim...

Concordo com a mensagem do Seu texto.
Isabel Seixas

Bem de qualquer forma Senti uma alegria enorme Por Nós...Portugal

Só para lembrar

Porque estas coisas têm de ser ditas, irritem quem irritarem, quero destacar a serenidade construtiva demonstrada por Pedro Nuno Santos e pe...