A carta de Trump a Lula, anunciando direitos aduaneiros sobre os produtos brasileiros, pelo facto da democracia brasileira estar prestes a condenar um ex-presidente golpista, vai ficar na história da infâmia diplomática. Trump tem uma imensa "vantagem": tem uma lata estanhada.
6 comentários:
Detesto essa pessoinha!
Os EUA sempre se arvoraram o direito de aplicar sanções de variado tipo àqueles países que fazem algo de que os EUA não gostam. Não é nada de novo. Nada, mesmo.
Agora as sanções assumem a forma de pautas aduaneiras, dantes assumiam formas diferentes, mas isso são somente garrafas novas para vinho velho.
Há que compreender que os EUA estão à rasca com a dívida do Estado. Mais dívidas se acumulam todos os anos, devido ao défice permanente. Perante este enorme e crescente problema, os governantes querem encontrar novas formas de extrair impostos à população. A imposição de taxas aduaneiras sobre produtos importado é uma das formas de sacar mais dinheiro à população, para pagar um Estado insaciável.
(Não são só os EUA que estão à rasca das suas finanças. Muitos outros países, tipo França e Reino Unido, também estão.)
"democracia brasileira"
Tenho as maiores dúvidas sobre a democraticidade do Brasil actual. Com um ex-condenado no poder que tenta agora mandar para a prisão o ex-presidente, que fez o mesmo quando estava no poder. Além de um cómico que foi preso por piadas politicamente incorrectas. O Brasil é só formalmente uma democracia, não o é na prática.
Julgo que a questão principal é o facto de Trump tentar intervir na política interna de um país soberano no que respeita à sua Justiça, o que revela uma prepotência imperial inaceitável e inqualificável. Trump, que é politicamente, moralmente e humanamente um traste acabado, vem finalmente revelando a sua verdadeira natureza predatória imperial, o seu menosprezo total pelas regras de relacionamento internacional, o seu desprezo pela Democracia e por qualquer que seja o país que ele escolha como inimigo, ou adversário. Fez bem Lula em devolver a carta que ele, Trump, arrogantemente lhe enviou.
Quanto a Lula, foi absolvido pelo Supremo Tribunal Federal do Brasil, a instância judicial do topo da hierarquia judicial daquele país, pelo que é – quer a nossa beata Direita goste, ou não – inocente. É assim que funciona a Justiça num Estado de Direito, que o Brasil ainda é, apesar da tentativa golpista e reaccionária do fascista do Bolsonaro de o tentar torpedear e pelo qual está hoje a braços com essa mesma Justiça.
a) P. Rufino
Lula já respondeu entretanto, dizendo que, no Brasil, Trump estaria preso por causa das cenas no Capitólio. Diplomacia de alto coturno. Estamos mesmo ao nível dos carroceiros.
Enviar um comentário