quinta-feira, julho 03, 2025

A primeira Pousada


Há dias, alojei-me em Elvas no edifício que, em 19 de abril de 1942, foi inaugurado como a primeira Pousada portuguesa. A imagem é desse tempo. A arquitetura é de Miguel Simões Jacobetty Rosa. 

Desde 2013 e até aos dias de hoje, a antiga Pousada foi transformada no Hotel Santa Luzia. Por saudável empenhamento de quem o tem dirigido, João Simões, um homem com uma bela história pessoal ligada à hotelaria e restauração, tem sido ali cultivada a memória desse que foi o início da grande aventura das Pousadas, uma iniciativa de António Ferro que veio a marcar o turismo e a hotelaria portugueses nos últimos 80 anos.

A antiga Pousada de Santa Luzia tinha uma oferta de restauração que fez história. O seu bacalhau dourado, que ainda hoje por lá de serve, convocava gente ida de muito longe. Ainda hoje, o restaurante Cadeia Quinhentista, em Estremoz, do mesmo proprietário do hotel, continua a oferecer este prato na sua lista.

Com o 25 de Abril, a receita tinha já emigrado para o Brasil, novo destino de vida quem então dirigia a Pousada. Aí se fixou no mítico restaurante Antiquarius, no Rio de Janeiro, que encerrou há poucos anos.

Há 2023, vim a redescobrir esse prato, e constatei que mantinha grande qualidade, no restaurante "Entre Amigos', em Botafogo, dirigido por uma pessoa que tinha trabalhado no Antiquarius. 

A vida é assim mesmo.

Sem comentários:

A primeira Pousada

Há dias, alojei-me em Elvas no edifício que, em 19 de abril de 1942, foi inaugurado como a primeira Pousada portuguesa. A imagem é desse tem...