sábado, agosto 02, 2014

À conversa no "Pereira" (1)

Nas conversas numa serena praia atlântica, esgotada a crise no BES e o prestígio declinante da TAP, o tema do novo comissário europeu veio à natural baila.

Alguém lembrou um facto que passou sem grande destaque: há poucas semanas, a Finlândia, substituiu o comissário que tinha na anterior Comissão, Olli Rehn, que era candidato ao Parlamento europeu. Indicou ao Dr. Durão Barroso nada mais nada menos do que o seu então primeiro-ministro. O nome foi naturalmente aceite. A operação parecia até ridícula: então faltava muito pouco tempo para o termo de vigência da Comissão, nem sequer estava ainda designado o futuro presidente e uma figura daquela importância saltava "do banco" apenas para cumprir um mandato residual? 

Sem surpresas, o cavalheiro veio agora a ser indicado por Helsínquia como seu nome para a futura Comissão. 

Alguém acredita que não houve entretanto garantias firmes quanto à sua futura pasta? Querem apostar em como ele vai herdar o "portfolio" de Olli Rehn, responsável pelos "Assuntos Económicos e Monetários", ou outra de valia exatamente similar? Ou será que alguém acredita que o ex-PM finlandês vá tratar do "Multilinguismo" ou de outras temáticas microscópicas, que Juncker vai atribuir daqui a uns tempos? Na Europa, quem sabe mexer-se leva sempre um comprimento de avanço.

O tema suscitou, na conversa onde eu estava, algumas reações a propósito:

- Não é de admirar: trata-se de um primeiro-ministro. Da vez em que nós mandámos para lá um, deram-lhe logo a presidência da Comissão...

Passo à frente alguns comentários fortemente adjetivados que logo se seguiram, porque este é um blogue para ser lido por famílias, independentemente das faixas etárias, pelo que tem de sustentar um  padrão vocabular digno do tempo estival. Mas registo uma sugestão:

- Que não fosse por isso que ia haver problemas! Se essa era a solução para nos darem uma boa "pasta", porque é que não mandámos logo para lá o Passos Coelho?!

O entusiástico unanimismo das reações que se seguiu confortou-me o ânimo quanto à possibilidade de vir a estabelecerem-se, neste país, consensos políticos muito alargados.

8 comentários:

Anónimo disse...

" Na Europa, quem sabe mexer-se leva sempre um cumprimento de avanço."

Ou

"...um comprimento de avanço"?

se calhar dá para as duas versões !

Portugalredecouvertes disse...


Mas em Portugal temos muitas pastas, e seria de fazer um bom trabalho no país

Anónimo disse...

"Na Europa, quem sabe mexer-se leva sempre um cumprimento de avanço."

Corrija "comprimento", s.f.f., e apague.
A expressão tem raiz nas corridas de cavalos onde o avanço (ou atraso) de um concorrente é eficazmente medida pela dimensão longitudinal do cavalo.

Anónimo disse...

Se Passos fosse um homem inteligente, indicava António Costa, que tem currículo à altura. Poderia assim ganhar as eleições a Seguro.

Helena Sacadura Cabral disse...

Não é só na Europa. Quem sabe mexer-se leva sempre avanço. "Comprido" ou não...

Isabel Seixas disse...


Querido Lavoisier
"Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma".

Cumpramos a preceito os Teus desígnios...

a lei da conservação da massa,

""Comassim"" também não se vai descobrir nenhum elemento... Novo

Anónimo disse...

Tem toda a razão, Dra. Helena: "comprido" ou não. Ao menos valha-nos algum humor!...

Anónimo disse...

Muito bom o sentido de humor de HSC. Obrigado pela boa gargalhada que proporcionou...
David Caldeira

Notícias da aldeia

Nas aldeias, os cartazes das festas de verão, em honra do santo padroeiro, costumam apodrecer de velhos, chegando até à primavera. O país pa...