Ainda fui a tempo, despachado a meio da tarde da terra das tulipas, de chegar a Viana a tempo de ver o "fogo da festa" e comer uma fartura bem acervejada. Hoje, sábado, teremos os "gigantones e cabeçudos", o cortejo e a "festa do traje", seguido do "fogo do meio". E domingo as "festas" prosseguem.
Esta é a maior e mais bela romaria do país. "Sofri-a" durante anos, quando na minha infância e juventude por aqui passava os Verões e não achava graça alguma a toda esta confusão. Chamava-lhe então "a agonia das festas". Agora, venho cada vez com maior prazer às "festas", de quando em vez, a esta que é a minha segunda terra.
3 comentários:
Também senti ontem essa inspiração de escrever sobre a linda festa de Viana! Agora que tudo deslocaliza, teremos atenção redobrada com o trabalho maravilhoso feito por tanta gente!
bom fim de semana para todos
Angela
Caro Senhor Embaixador:
Importa-se de ir a Ponte da Barca e dizer lá isso publicamente, e até amanhã, último dia da romaria de S. Bartolomeu, a mais genuína do Minho e de Portugal, que decorre sempre nas mesmas datas, de19 a 24, não variando de acordo com mos dias da semana para satisfazer os turistas.
Cumprimentos.
Quando pequeno não tinha medo dos gigantones, já dos cabeçudos...
(Há mais de vinte anos que não vou às festas mais vibrantes e bonitas de Portugal. Como por lá se diz, estou a ficar "cabaneiro"...)
Enviar um comentário