quarta-feira, março 17, 2010

Eça em Paris

Luis dos Santos Ferro é um "queirosiano" sem par. Ontem, numa visita à casa em que Eça de Queiroz viveu em Neuilly, ciceroneou-me como se tivesse passeado pelas salas ao tempo em que o meu antigo colega por aqui foi cônsul-geral de Portugal. Paris foi o último posto do escritor-diplomata e esta foi a cidade onde morreu.

A antiga residência de Eça de Queiroz é hoje propriedade de Philippe Mayer, alguém que "adotou" Eça como um dos seus e que se habituou a conviver com a sua presença nesta casa que tanto comove quem, como eu, sente de muito perto a memória que o escritor deixou por Paris.

11 comentários:

Anónimo disse...

Também gosto tanto Dele.
Isabel Seixas

Helena Sacadura Cabral disse...

Senhor Embaixador
O Luis Santos Ferro é uma das pessoas mais cultas que conheço e um homem que me honro de ter como amigo.
Quando, em conjunto, participámos e lutámos pelo Catalogue Raisonné da Maria Helena Vieira da Silva, viajámos durante perto de cinco anos para conseguir que a obra fosse levada a efeito. Eu fui a responsável financeira do projecto. E sei quanto se deve ao Luís para que a pintora portuguesa tivesse podido tê-lo.

Anónimo disse...

Revista Sábado, edição 17 Março 2010, página 15.

Jorge Pinheiro disse...

Luis dos Santos Ferro? De barba? Se fôr e só pode, é meu pessoal amigo. Coincidências.

Anónimo disse...

aliás, página 20, não 15.

margarida disse...

E também não será "aliás, edição 18 de Março 2010"...?
A 'Sábado' sai à quinta e ontem foi 18...)

Anónimo disse...

Mas que raio tem essa Sábado que aqui não me chega com o Eça?

ALBUQUERQUE

Luis Ferro disse...

Caro Expressodalinha,
O Luís Santos Ferro da barba, que sou eu, limita-se (com muita honra, de resto) a ser primo do "queirosiano sem par" de que fala a notícia. Ambos temos "Luís Santos Ferro" no nome, mas ele é Luís Eduardo e eu sou Luís António.

Luís dos Santos FerroUnknown disse...

Meu caro, Comovente de facto e sempre renovadamente desde o dia de 1961 em que, jovem estudante de química em Paris, abordei o excelente Mr.Ph.Mayer para confirmar se aquela linda casa era mesmo a que a família EQ tinha habitado(1891-93).Era!Tendo sido demolida a outra,não longe desta, onde o admirável escritor veio a falecer (1900), esta assume-se como "o santuário" (A.Nobre). Grande gosto lá termos estado!

Luís dos Santos FerroUnknown disse...

...e à Helena S.C.,mui estimada Amiga, confessando a alegre surpresa de assim nos encontrarmos (eu não sou muito de lides blog'istas), lamentando tardiamente não havermos visitado juntos o evocador "locus queirosianus" quando andávamos, empenhadamente, só vieirandodasilva !
L.

ié-ié disse...

E o Luís Filipe Pinto dos Santos Ferro?

LT

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...