segunda-feira, março 15, 2010

Viegas

Há dias, alguns amigos queixaram-se pelo facto de eu ter escolhido João Villaret como o primeiro declamador apresentado neste blogue e alguns perguntaram-me se tinha algo "contra" Mário Viegas. Claro que não tenho. Conheci bem Mário Viegas (1948-1996), com quem fiz serviço militar. Foi uma figura extraordinária da cena portuguesa e a sua ironia faz imensa falta.

Aqui fica a sua "Cantiga dos Ais", um texto (um belo retrato nosso, traçado a ironia) de um poeta português que deveríamos conhecer melhor, Mendes de Carvalho (o qual, a talhe de foice, convém não confundir com o homónimo angolano, também bom poeta, que assina sob o nome de Uanhenga Xitu).

5 comentários:

Julia Macias-Valet disse...

- Quando telefone toca ?
- Posso dizer a frase ?
- Pode...
- Duas ou três coisas.
- E qual é o poema que quer ouvir ?
- "O coelhinho que nasceu numa couve" de Pedro Oom declamado por Mario Viegas.
- "Posso dizer o meu nome ?"

Julia Macias-Valet disse...

Senhor Embaixador, acabo de descobrir que Mario Viegas nao gostava muito da palavra "diseur" (e esta hein ?) mas preferia : recitador.
E como uma descoberta nunca vem so...e como Silva(s) ha muitos (o mesmo ja nao se podera dizer dos empregos...) convido-o o ver este link :

http://www.youtube.com/watch?v=4m4-e7TlMM4

Anónimo disse...

Senhor Embaixador,

E antes da tropa não se lembra do Viegas do Porto? O Viegas de 1968 e de 1969. Agitador tranquilo nos meios estudantis. Homem apagado antes de subir ao palco do TUP ou no meio de um grupo de amigos.
(http://www.flickr.com/photos/teodias/391701231/)
Já me perdi um pouco nas nossas datas, já me perdi um pouco nos nossos tempos.

O Villaret e o Viegas eram de duas gerações muito diferentes.

Já agora, por falar em poesia, que tal falar um pouco dos poetas da lusofonia que se encontram actualmente em França?

Este blogue continua a ser uma das minhas leituras quotidianas.

T. D.

Helena Sacadura Cabral disse...

Ó Julia, nesta triste manhã, em que acabo de perder um grande amigo, só mesmo o seu post para me fazer sorrir. Bem haja!
Senhor Embaixador eu também teria começado por Villaret. Porquê? Porque as escolhas que fazemos são pessoais. E pessoalmente, embora tenha conhecido ambos, ou até por causa disso, o João viria antes do Mário!

Julia Macias-Valet disse...

Cara Helena, mas quem é que a Helena nao conheceu ou nao conhece ? Ai se a inveja fosse musica...
Para o ano que vem que tal um livro com o titulo "Pessoas que conheço...(ou julgo conhecer)".
Tenho a certeza que dava uma enciclopédia. E seria bom organisar a compilaçao por ordem alfabética para nao "froisser" ninguém ; )

Old days

A internet fez desaparecer a ansiedade boa com que, em tempos passados, recolhíamos jornais, nos escaparates dos aeroportos.  Hoje, tudo par...