Seguidores

Se quiser ser informado sobre os novos textos publicados no blogue, coloque o seu email

quinta-feira, novembro 07, 2024

Escreve Robert Reich

"O "trumpismo" é a consequência, não a causa, de uma mudança estrutural de longo prazo na economia política americana. Ao longo da maior parte dos últimos 30 anos, enquanto o Partido Republicano abraçava a intolerância, as mentiras e o ódio para incitar os medos e ressentimentos da classe trabalhadora, o Partido Democrata abandonou a classe trabalhadora e abraçou o comércio global, a desregulamentação das finanças e impostos mais baixos sobre os ricos, e permitiu o ataque corporativo aos sindicatos e à monopolização da indústria.

Como resultado, o salário médio dos 90% mais pobres aumentou apenas 15%, ajustado pela inflação, enquanto o mercado de ações disparou 5.000%.

Para seu crédito, o governo Biden é o primeiro governo democrata em mais de 30 anos a rejeitar movimentos adicionais em direcção à globalização e desregulamentação, a propor impostos mais altos para os ricos, fortalecer os sindicatos, utilizar agressivamente uma política anti-trust e a adaptar uma política industrial voltada para o futuro.

Mas essas medidas levam anos para entrar em vigor, e muitos americanos da classe trabalhadora ainda não beneficiaram delas."

(Reich fez parte do governo de Bill Clinton).

Citação num comentário neste blogue

Outros tempos