"O "trumpismo" é a consequência, não a causa, de uma mudança estrutural de longo prazo na economia política americana. Ao longo da maior parte dos últimos 30 anos, enquanto o Partido Republicano abraçava a intolerância, as mentiras e o ódio para incitar os medos e ressentimentos da classe trabalhadora, o Partido Democrata abandonou a classe trabalhadora e abraçou o comércio global, a desregulamentação das finanças e impostos mais baixos sobre os ricos, e permitiu o ataque corporativo aos sindicatos e à monopolização da indústria.
Como resultado, o salário médio dos 90% mais pobres aumentou apenas 15%, ajustado pela inflação, enquanto o mercado de ações disparou 5.000%.
Para seu crédito, o governo Biden é o primeiro governo democrata em mais de 30 anos a rejeitar movimentos adicionais em direcção à globalização e desregulamentação, a propor impostos mais altos para os ricos, fortalecer os sindicatos, utilizar agressivamente uma política anti-trust e a adaptar uma política industrial voltada para o futuro.
Mas essas medidas levam anos para entrar em vigor, e muitos americanos da classe trabalhadora ainda não beneficiaram delas."
(Reich fez parte do governo de Bill Clinton).
Citação num comentário neste blogue
4 comentários:
o governo Biden é o primeiro governo democrata em mais de 30 anos a rejeitar movimentos adicionais em direcção à globalização e desregulamentação
Nisso está a copiar o governo Trump anterior a ele.
Trump foi o primeiro presidente americano (em tempos recentes) a pôr em prática uma política de reindustrialização, redução do comércio internacional e maiores taxas alfandegárias.
Biden limitou-se a copiar e ampliar.
Fracking, não é mesmo? Tsc, tsc.
Olhe fiz 1500 quilómetros nos últimos 3 dias. No Alfa 156. Estive por fora. Mas tenho acompanhado. Sinceramente, desculpas de mau pagador, não servem. Vá lá, estou finalmente em casa, quase a adormecer, parece que o Biden, que sabotou a vice (pudera, depois do golpe palaciano) está a ter uma atitude digna. Vamos ver. Tenho que pôr óleo no carro e tenho de dormir. É que eu, eu trabalho. :)
As ilações de Bernie Sanders sobre a vitória de Trump:
“Não devia ser uma grande surpresa um Partido Democrata que abandonou a classe trabalhadora descobrir que a classe trabalhadora o abandonou. Os que estão preocupados com a democracia e a justiça económica têm de ter discussões muito sérias sobre isto”.
Enviar um comentário