sábado, novembro 16, 2024

Falando de Scholz e Trump


Aceitei um simpático convite da CNN Portugal para conversar com o João Póvoa Marinheiro sobre o significado do telefonema de Scholz a Putin e as decisões de Trump no caminho de regresso à Casa Branca.

Pode ver aqui.

2 comentários:

ematejoca disse...

A Alemanha não pode e não quer puxar a Europa.

Joaquim de Freitas disse...

Eu tenho sempre a imagem de Olaf Scholz em frente de J.Biden : « Não Olaf, não, você não vai arrancar com o Nord Stream…" Pobre chanceler e pobre EU.

Nesse momento exacto, o Ocidente, vulgo EU, perdeu a guerra com a Rússia e os EUA ganharam a guerra com a EU….

O facto de esta “informação” provir quase sempre das mesmas fontes, públicas ou privadas, que há anos divulgam “informação” semelhante (o Nord Stream foi explodido pelos russos, os russos usam chips de máquinas de lavar nos seus mísseis, os russos lutam com pás porque não têm armas, etc.), obviamente não ajuda a nos consolar.

E é quase engraçada a ideia de que Trump possa em breve entrar na Sala Oval, sentar-se na tal Mesa famosa de má reputação (estava a pensar na Mónica!), e, com um toque de caneta, deixar a Ucrânia à deriva e fazer os Estados Unidos conspirarem novamente com a Rússia.

Ramalho Eanes

Quando cheguei a Angola, ido da Noruega, em maio de 1982, para trabalhar na nossa embaixada em Luanda, fui obrigado a viver, por alguns mese...