sexta-feira, outubro 04, 2024

... e o rei ficou sem jantar!


Faz amanhã 114 anos, dia por dia, o rei dom Manuel II devia ter jantado em Vila Real, como se constata pelo menu na imagem. 

Mas o rei não foi a Vila Real. No dia 4 de outubro de 1910, chegou a Mafra, pernoitando no palácio. No dia seguinte, dali seguiu para a Ericeira, onde embarcou para o exílio em Inglaterra.

Mas que diabo ia o rei fazer a Vila Real no dia 5 de outubro? Tratava-se de uma visita inserida na sua deslocação ao Vidago, onde ia inaugurar o Palace Hotel. E quem era o proprietário desse hotel? Nada mais nada menos do que o seu primeiro-ministro, Teixeira de Sousa.

Por essa altura, em Vila Real, os republicanos movimentavam-se. Na noite de 3 de outubro, juntaram-se no nº 44 da rua da Travessa que, com o tempo, viria a chamar-se de Avelino Patena. 

Era uma casa particular onde, com regularidade, ao que hoje se sabe, os conspiradores locais reuniam, em torno de gente da Maçonaria. António José de Almeida tinha ali estado, tempos antes, clandestinamente, numa dessas reuniões.

Em 2010, aquando das comemorações do centenário da República, eu era embaixador em Paris. O presidente da Câmara de Vila Real, Manuel Martins, convidou-me para proferir uma intervenção sobre a implantação da República em Vila Real. A cerimónia teria lugar em frente à casa onde a conspiração republicana local tinha ocorrido, com a inauguração de uma lápide a assinalar o facto, cem anos depois.

A noite, recordo, estava invernosa, mas tivemos muita gente a juntar-se no evento. Eu lá disse o que tinha para dizer (quem quiser saber o que disse, basta clicar aqui).

Revelei uma (para mim) curiosa coincidência, que quem me convidou desconhecia por completo: aquela casa, aquele nº 44 da rua de Avelino Patena, era o local onde eu tinha nascido, algumas décadas depois do 5 de Outubro de 1910.

Uma última nota sobre a imagem. O jantar não teve lugar, mas o menu ficou para a História. Alguém ofereceu um exemplar ao meu pai e hoje sou dele proprietário.

Sem comentários:

... e o rei ficou sem jantar!

Faz amanhã 114 anos, dia por dia, o rei dom Manuel II devia ter jantado em Vila Real, como se constata pelo menu na imagem.  Mas o rei não f...