quarta-feira, outubro 16, 2024

À mesa da Máfia


Assisti, há horas, no canal "História", a um filme sobre a Máfia americana. A Máfia ainda por lá existe, nos dias de hoje, embora ao que parece um tanto debilitada. As Máfias nunca desaparecem por completo. O filme evoca um episódio famoso.

Um dia, no início de 2001, convidei para almoçar, em Nova Iorque, o historiador britânico Kenneth Maxwell, que aí trabalhava. Tinha conhecido Maxwell uns anos antes, creio que em Londres. É uma figura pessoalmente muito interessante e muito interessada por temas ibéricos e luso-brasileiros, que enchem a sua vasta e excelente biografia. Maxwell é um magnífico conversador e sabe imenso sobre os nossos tempos do 25 de Abril e períodos subsequentes.

Combinámos encontrar-nos num restaurante próximo da nossa missão junto da ONU, que eu então chefiava. Era o "Sparks Steak House", que me tinham indicado como sítio simpático para um almoço, nesse tempo em que eu começava a explorar as boas mesas nas cercanias na nossa missão. 

Por uma mera coincidência, vindos de lados diferentes da rua 46, onde se situa o restaurante, encontrámo-nos precisamente à porta. Com um sorriso enigmático, Maxwell disse-me: "Temos de entrar rápidamente. Fico sempre nervoso junto desta porta". Não percebi porquê e entrámos. 

Já na mesa, presumindo que a minha curiosidade sobre o seu comentário não se teria atenuado, o historiador perguntou-me: "Sabe o que se passou em frente daquela porta, não sabe?". Confessei que não recordava nada. "Foi ali que, há cerca de 15 anos, um dos grupos da Máfia liquidou o chefe de outra fação. Ele ia a sair e foi morto a tiro por quatro homens, enquanto o mandante da operação se mantinha num carro, à distância. Não consigo deixar de sentir sempre um frio na espinha quando estou perto daquela porta". 

Recordei-me então de ter lido sobre esse episódio da Máfia nova-iorquina, mas desconhecia que tinha sido exatamente ali que o assassinato havia tido lugar. 

Kenneth Maxwell comentou: "Cheguei a pensar que, sendo eu um historiador, me tivesse convidado para aqui por este ser já um restaurante que está na história de Nova Iorque. Embora por más razões..."

Sem comentários:

Honra ao mérito