domingo, fevereiro 14, 2016

A simpatia de um embaixador

O embaixador dinamarquês em Lisboa foi ao parlamento português, correspondendo a um pedido feito para dar explicações sobre medidas polémicas adotadas no seu país face aos refugiados, que haviam justificado um voto unânime de protesto na Assembleia da República. 

O diplomata havia-se já mostrado disponível para falar na comissão parlamentar respetiva sobre o assunto, o que desde logo revelava uma atitude de grande respeito para com a instituição parlamentar portuguesa.

Tudo estaria bem, se se tivesse passado assim. Porém, o parlamento português, num ato de bravata sem sentido, decidiu convidar (a imprensa disse “convocar”) o diplomata, “esquecendo” deliberadamente a anterior disponibilidade mostrada por este. Alguns deputados tiveram consciência da indelicadeza deste ato, a maioria não teve. O que é triste.

Convém deixar muito clara uma coisa: nenhum diplomata estrangeiro tem a obrigação de obedecer a uma “convocatória” do parlamento português, nem sequer de aceitar um “convite” por este formulado. A Assembleia da República não tem competências nesta área que lhe conferiram esse direito. 

As relações entre os diplomatas em posto em Lisboa e o Estado português processam-se exclusivamente por intermédio das duas únicas entidades constitucionais que intervêm na sua acreditação: governo, através do Ministério dos Negócios Estrangeiros, e Presidência da República.

Para sublinhar ainda mais o absurdo desta situação, convém notar que nem os próprios embaixadores portugueses, salvo em caso de convocatória por matéria em investigação em comissão parlamentar, são obrigados a estar presentes em audições no nosso parlamento. Podem fazê-lo, a convite mas sempre sob autorização do governo. Sei do que falo, porque fui o primeiro embaixador a estar presente numa comissão nessa condição.

Voltando ao caso em apreço, quero deixar uma palavra pela simpatia e respeito para com Portugal demonstrados pelo embaixador da Dinamarca.

(Artigo publicado no Diário de Notícias de 15.2.16)

6 comentários:

Anónimo disse...

A causa era boa mas a ignorância e a incompetência estragaram tudo. Daqui a uns tempos, o embaixador de Portugal em Copenhaga lá que ir ao parlamento do pais responder a uma convocatória. Uma vergonha.

JPGarcia

Anónimo disse...

Fosse eu embaixador, jamais ninguém me iria ver eu ir a um parlamento estrangeiro dizer fosse o que fosse de assuntos do interesse do meu País.

Majo disse...

~~~
Muito bem, FSC.
~~~~~~~~~~~~~~

ECD disse...

O termo certo é de facto "bravata sem sentido". Em linguagem de não diplomata, uma tontice pegada! Mesmo sem conhecer como FSC os modi operandi fiquei estarrecido. Pela tontice e tb pelo vexame feito ao embaixador dinamarquês.

Luís Lavoura disse...

Foi uma vergonha o que a Assembleia da República fez, metendo-se num assunto que em nada diz respeito a Portugal.
Deveriam era, isso sim, convidar o embaixador francês para explicar de que forma a nova lei da retirada de nacionalidade poderá afetar cidadãos portugueses. Mas, para isso, duvido que tenham tomates.

Anónimo disse...

A simpatia da Dinamarca podia começar por colocar à porta da embaixada um letreiro em Português e não o que lá está em Dinamarquês e... Inglês.

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...