quinta-feira, fevereiro 11, 2016

Fronteiras


Foi um excelente e esclarecedor debate, com interventores de muita qualidade, aquele que hoje, ao final da tarde, teve lugar, moderado por António José Teixeira, na Sociedade de Geografia. 

A questão das Fronteiras, tema do n° 6 da revista "XXI - Ter opinião", encontrou naquele belíssimo espaço (desconhecido de muitos portugueses) o seu lugar ideal de tratamento. Como foi lembrado, naquela como em outras "sociedades de Geografia" dos países europeus com colónias, desenharam-se e redesenharam-se, às vezes a régua e esquadro, muitas fronteiras africanas, que ainda hoje partem ao meio etnias e causam tensões sem fim. Por um momento, senti por ali perpassar o espírito, nem sempre benfazejo, do "mapa cor-de-rosa" e das imposições da "pérfida Albion", que levou o empolgado letrista de "A Portuguesa" a escrever o épico "contra os bretões, marchar! marchar!", que o politicamente correto de um país às ordens de Londres acabou por transformar no masoquista "contra os canhões, marchar! marchar!".

Durante o debate, houve um desvio natural para a questão dos refugiados, causa maior que trouxe as fronteiras à ribalta na Europa. Neste tópico, muito se ficou a saber sobre o modo excecional como Portugal se disponibilizou para acolher refugiados chegados à Europa. Foram também dadas informações de grande interesse sobre o "estado da arte", no tocante a essa questão, em todo o espaço da União. Um dos oradores fez muito bem em lembrar que, em matéria de conflitos, quando se fala, por exemplo, na barbárie de uma guerra como a da Síria, onde morreram 500 mil pessoas, à Europa conviria adotar alguma modéstia. Só no século XX, nas suas duas Guerras, morreram cerca de 100 milhões de pessoas e a atual onda de refugiados é "peanuts", comparada com as vagas que assolaram o continente europeu, em condições bem mais trágicas. Lembrar isto não atenua minimamente a tragédia dos que hoje sofrem, mas deveria ajudar os europeus a não mostrarem soberba e indiferença em face dos problemas dos outros, como se isso nunca os tivesse atingido no passado e, quem sabe, pode vir a afetá-los no futuro.

Quem estiver interessado pode aqui consultar o texto com que contribuí para este número da "XXI - Ter Opinião", intitulado "Schengen e as ilusões europeias".

2 comentários:

Joaquim de Freitas disse...

Não sei como a Europa vai poder fechar as suas fronteiras exteriores à miséria do mundo. Mas o que sei é que as fronteiras interiores me parecem, agora, impossíveis de restabelecer. Assim, Shengen não pode desaparecer. Vou pegar num só exemplo:

Vivo em Grenoble e vou frequentemente à Suíça passear. Genebra fica a uma hora e meia de minha casa.
Com as centenas de milhares de trabalhadores que doravante entram cada manha e saiem cada fim do dia da Suíça, se fosse necessário voltar a controlar tudo isso, é missão impossível;

E se quisessem só controlar os "suspeitos" que a cor da pele tornaria ilegais, só para fazer meia volta provocaria engarrafamentos de milhares de automóveis.

Na fronteira de Kehl, em Estrasburgo seria a mesma coisa.

Creio que neste aspecto a Europa não pode voltar atrás. Mas tem de melhorar todo o resto, isso sim.

E na realidade, na minha opinião, os problemas mais importantes encontram-se não na livre circulação das pessoas e das mercadorias, mas antes na livre circulação dos capitais, e na ausência duma política estrangeira europeia . E no cogumelo venenoso do RU!

Luís Lavoura disse...

desenharam-se e redesenharam-se muitas fronteiras africanas, que ainda hoje partem ao meio etnias e causam tensões sem fim

Também as fronteiras europeias foram desenhadas e redesenhadas e continuam a partir ao meio etnias. Isso acontece em múltiplos sítios: no País Vasco, na Alsácia, na Voivodina, nos Cárpatos, no linha Oder-Neisse, etc etc etc. As etnias africanas apenas foram vítimas do mesmo tratamento que as etnias europeias.

Os borregos

Pierre Bourguignon foi, ao tempo em que eu era embaixador em França, um dos grandes amigos de Portugal. Deputado à Assembleia Nacional franc...