terça-feira, fevereiro 02, 2016

"Primavera marcelista"

                                     

À conversa, veio hoje à baila, num grupo, a expressão "primavera marcelista". Os mais novos acharam graça, devendo ter pensado que era uma espécie de antónimo para o "inverno cavaquista".

Alguém esclareceu que não, que essa era uma fórmula comummente usada, no final de 1968 e início de 1969, para designar a esperança criada no país de uma possível abertura política, protagonizada por Marcelo Caetano, que havia sucedido a Salazar. A esperança foi fátua: a PIDE mudou a placa para DGS, a Censura travestiu-se de Exame Prévio, o oficioso "Diário da Manhã" passou a "Época" e até a União Nacional se crismou de Acção Nacional Popular. Houve coisas, porém, que não mudaram: a repressão, os presos políticos, a guerra colonial e falsificação eleitoral. 

Dos mais velhos, alguns com um pé na imprensa, ninguém se lembrou, na conversa, de quem teria utilizado pela primeira vez a expressão "promavera marcelista". Também não sei, mas sei como "nasceu" e expliquei. Foi o ministro do Interior, Gonçalves Rapazote, na posse dos novos Governadores Civis, poucas semanas após a posse de Caetano, quem falou no seu discurso da nova "primavera política" que se inaugurava no país. O conceito evoluiu entretanto e ficou ligado nominalmente ao "presidente do Conselho".

Eu tinha então 20 anos, andava já metido em algumas "guerras associativas" e recordo que nunca tive a menor fé na "primavera marcelista". E tinha razão.

A partir de 9 de março, lá por Belém, haverá uma nova "primavera marcelista"? Convenhamos que não deve ser difícil...

6 comentários:

Anónimo disse...

Desses tempos, lembro-me dos slogans nos cartazes da ANP: Portugal foi sempre maior quando os outros o quiseram fazer mais pequeno. O Exército é o espelho da Nação. O soldado português é tão bom como os melhores. "Tout un programme".

JPGarcia

Carlos de Jesus disse...

É uma extrapolação fácil mas literalmente justificada. O novo Presidente foi batizado com esse nome em honra de Marcelo Caetano que tendo sido padrinho de casamento de seus pais também o ajudou a vir ao mundo porque foi ele quem conduziu o carro que levou a sua mãe à maternidade para o dar à luz... caso as fontes da Wikipédia estejam certas.

Anónimo disse...

Da mesma forma que se reconhece que há um corte epistemológico entre o "Jovem Marx" e as suas posições posteriores só por manifesta má fé se pode apoucar a diferença entre o regime de Salazar e o regime de Marcelo Caetano... Com Marcelo não o estou a ver numa reunião da SEDES... O meu ponto é que o ângulo dum esquerdista em 1969 ou em 1973, como era o seu caso à época, não constitui pergaminho de objectividade de analise histórica... Desculpe, meu caro, mas tem uma visão totalmente biased que eu diria que se manteria até à por alturas da sua promoção a Ministro Plenipotenciário... Depois disso, dou-lhe o benefício da dúvida... Re-escrever o passado é o diabo...

Anoynimous

Francisco Seixas da Costa disse...

Seria tão esclarecedor se o Anonymous daa 5.56 tivesse um nome. Mas não pode ter, não é? A nossa diferença é que eu coloco o nome por debaixo do que assino e o Anonymous se esconde atrás daquilo que insinua.

Retornado disse...

A maior diferença entre esta primavera do tempo do afilhado e a aquela do padrinho, está nas independências.

Naquele tempo lutava-se pela independência das colónias e agora luta-se pela independência da metrópole.

Anónimo disse...

"... O meu ponto é que o ângulo dum esquerdista em 1969 ou em 1973, como era o seu caso à época, não constitui pergaminho de objectividade de analise histórica..."


diga-lá, ó doutor@, onde se encontram os pergaminho de objectividade de analise histórica? esclareça-lá vexa, fale, nao se acanhe!...

sou todo ouvidos, mesmo os meus pés!...


cumprimentos

Ainda Caminha

Foi um par de horas de conversa, na tarde de sábado, na Biblioteca Municipal de Caminha, tendo como anfitriã a vereadora da Educação, dra. L...