quarta-feira, fevereiro 17, 2016

José Augusto Duarte


Para quem, como eu, não foi um apoiante de Marcelo Rebelo de Sousa, é um agradável "embaraço" ter de saudar as suas anunciadas escolhas pessoais, ainda antes da sua chegada a Belém. 

Já por aqui falei da chefia da Casa Civil, depois do Conselho de Estado onde, entre outras opções acertadas, vejo com agrado os nomes de António Lobo Xavier e António Guterres, dois amigos cujas qualidades são assim distinguidas.

Agora, surge o nome de um colega da minha antiga profissão, o embaixador José Augusto Duarte, que deixa a embaixada em Maputo para chefiar a assessoria diplomática da Presidência da República. 

Trata-se de um dos mais qualificados diplomatas da sua geração, que tem sido um excecional embaixador em Moçambique, sendo além disso possuidor de uma diversificada experiência profissional. Conheço-o há mais de duas décadas e, pelo seu perfil, dá sólidas garantias de um ir garantir um bom relacionamento interinstitucional. Mais uma excelente escolha! 

2 comentários:

Unknown disse...

Sem dúvida um excelente Embaixador, aliando às suas qualidades diplomáticas uma enorme simpatia e afabilidade. Imprimiu à Embaixada o seu cunho pessoal, refletido nos restantes elementos da mesma. As nossas missões (IHMT/UNL) àquele País são disso testemunho! Lamento a saída, mas elogio o Professor Marcelo pela escolha! Ótimo sinal!

Anónimo disse...

Excelente escolha.

JPGarcia.

Os borregos

Pierre Bourguignon foi, ao tempo em que eu era embaixador em França, um dos grandes amigos de Portugal. Deputado à Assembleia Nacional franc...