quarta-feira, outubro 27, 2010

O nosso jornalismo

Há dias em que não há pachorra, desculpem lá.

Portugal sobe de 35º para 32º país em matéria de transparência em corrupção. O título? "Portugal em 32ª posição entre 178 países".

No mesmo jornal, no mesmo dia, a notícia de que Portugal baixou de 25º para 26º no índice de prosperidade. O título? "Portugal desce para o 26º lugar no índice de prosperidade".

Como se chama a isto, em termos de decência deontológica? São jornalistas quem escreve este género de textos? O SNI era mais sofisticado...

13 comentários:

Anónimo disse...

Passe a publicidade, mas se reparar o "Público" e a "Visão" online referem explicitamente que Portugal subiu no índice anti-corrupção.

António Mascarenhas

ARPires disse...

Era bom colocar o nome do dito jornal, pois podemos estar a pensar que é um pombo Correio e afinal é um café Espesso de venda ao Público.
Qualquer pessoa minimamente informada é capaz de distinguir estes subterfúgios, o perigo vem dos que não conseguem separar as águas.

jj.amarante disse...

Existe um blogue que, face a este panorama deprimente dos nossos meios de comunicação social, se dedica a relatar as boas notícias ou os aspectos positivos que delas decorrem. Está aqui: http://fadopositivo.blogs.sapo.pt/

LP disse...

Um aluno de 18 valores que desce para 17: nada de grave, um tema que não dominava bem ou um período de menos predisposição.

Um aluno de 10 valores que desce para 9: é preocupante, não há perspectivas de progresso, vai chumbar.

Anónimo disse...

Quem tem que os desculpar somos nós,tipo perdoem-lhes que não sabem o que dizem e o que fazem?!
Isabel Seixas

patricio branco disse...

mas se até josé socrates entra no esquema, quando lhe convem!
Em março, para ele, estava sempre a dizê-lo, portugal foi o país da europa que mais tinha crescido - acho 0,2% já não me lembro - sinal que estávamos no caminho certo para sair da crise.
Há poucos dias eramos o antepenultimo país em crescimento só estavam pior a venezuela e outro qualquer, isso disseram os jornais, nao sócrates.

cunha ribeiro disse...

Sim, sr Embaixador, é verdade e subscrevo a sua indignação. Mas qual jornal é NEUTRO e IMPARCIAL no nosso rectângulo?
O DN, por exemplo, e o JN, não serão "mensageiros deste regime"?

Julia Macias-Valet disse...

E a qualidade e o interesse dos artigos eram proporcionais à qualidade dos titulos, presumo !?
Coitado do jornalista que se dedica a esse "métier" para analisar rankings ! Deve ser uma coisa chatérrima...assim do estilo : Um copo de agua a meio...esta meio cheio ? ou meio vazio ?

O artigo era feito por um jornalista ou por um "esperto" em estatistica ; ) ?

Eduardo disse...

Senhor Embaixador: uma vez mais o meu aplauso.O espaço da denominada comunicção social no nosso país está,progressivamente, a ficar insuportavel.E, infelizmente,os orgãos de natureza pública, que deveriam dar exemplo de isenção e pluralismo,surgem claramente dominados por aquilo a que V.Exs já designou como sendo o "jornalismo adversativo" e o "medinacarreirismo".Já tenho enviado-talvez um pouco "quixotescamente"ou apenas num exercecio de cidadania-variados protestos para aqueles orgãos manifestando indignação.
Mas, perdoe-se-me a imodéstia, penso que se estão a atingir limites merecedores de um vasto e alargado protesto contra tal estado de coisas.

Helena Oneto disse...

No malvado tempo do SNI, os jornalistas e os chefes de redacção de direita ou de esquerda tinham outra concepção da decência.

Paradoxalmente, em tempo de rigor económico, abundam tablóides a venderem escândalos, crises e estatísticas a metro -ou ao(s)kilo(s)- e outros "faits divers" a um publico crente e apático.
A pior crise que o país esta a atravessar é de ordem moral.

Unknown disse...

Concordo, infelizmente, concordo. Mas, tenho de aqui exarar que não se trata, no meu caso, de... um caso de auto-flagelação. Há casos e casos.

Neste caso, tenho de dizer que me caso com a maioria dos comentários.

Helena Sacadura Cabral disse...

Caro Patrício Branco
Até me ri com o seu comentário dos 0,2%...
Tanto como me ri com o rapaz da Venezuela que veio cá dizer-nos que o Eng. Socrates é - ia dizer era - um bom homem. Portugal está cheio deles. E de boas mulheres, também.:))

RC disse...

O acto jornalístico tem de acompanhar a restante decadência da sociedade do faz-de-conta, onde mais vale parecer do que ser. Se há jornalismo credível?! Haver, há, mas pouco.

Notícias da aldeia

Nas aldeias, os cartazes das festas de verão, em honra do santo padroeiro, costumam apodrecer de velhos, chegando até à primavera. O país pa...