terça-feira, outubro 26, 2010

Língua portuguesa

Termina hoje, na Fundação Gulbenkian, em Lisboa, um encontro internacional realizado sob a égide da União Latina, sobre o lema "Língua portuguesa e culturas lusófonas num universo globalizado". Uma excelente iniciativa, com participações muito interessantes.

Ontem, tive o privilégio de acompanhar os professores Eduardo Lourenço, Hélder Macedo e Onésimo Teotónio de Almeida num debate sobre Diáspora e Emigração.

Para quem se possa interessar, deixo os tópicos da minha intervenção:
  • Um leigo num painel de académicos
  • O português na globalização linguística. Riscos e oportunidades
  • A importância de não perder tempo na institucionalização multilateral da língua
  • CPLP. Ação desenvolvida nas instituições internacionais
  • Promoção cultural lusófona - uma necessidade. Trabalhar mais o conceito de literaturas de expressão portuguesa
  • Ultrapassar a querela do Acordo Ortográfico
  • Língua, cultura e Comunidades na diplomacia portuguesa
  • Políticas para as Comunidades: do complexo de culpa ao seguidismo imobilista?
  • Política da língua nas Comunidades: coragem para não fugir ao debate "língua materna"/"língua estrangeira"
  • Situação do português em França. Números. Esforço português. Necessidade de avaliação rigorosa da qualidade do ensino ministrado. Acompanhamento pedagógico deficiente. Reavaliação urgente
  • Vitalidade das "secções internacionais" de português nos liceus franceses
  • Ensino superior de português em França. Instabilidade. Desigualdade de situações. A batalha "semântica" pelo reconhecimento da identidade do ensino do português
  • Edição de literaturas de expressão portuguesa em França. Notas positivas
  • Gulbenkian e Instituto Camões em Paris: o "milagre" da cooperação lusa
  • Nota final: necessidade de melhor trabalho entre Embaixadas CPLP

5 comentários:

  1. Anónimo19:34

    Deveras interessante.
    Deveriam fazer digressão pelo país.
    Isabel Seixas

    ResponderEliminar
  2. Os tópicos são muito pertinentes e imagino a excelencia com que os desenvolveu. Se forem publicados ou "posted" aqui ao lado, diga. Obrigada

    ResponderEliminar
  3. Sr. Embaixador,


    Será um abuso pedir-lhe que disponibilize o texto que lhe serviu de guia para a palestra?

    Obrigado.


    Cumprimentos,
    Miguel Lino Ferreira

    ResponderEliminar
  4. Sigo com muito interesse desde 2001 o topico dez...um dia talvez possamos conversar sobre este assunto e elucidar-me sobre tantas perguntas para as quais nunca obtive resposta...

    ResponderEliminar
  5. Caros comentadores: a minha intervenção foi feita de improviso, com base nos tópicos que transcrevi.

    ResponderEliminar

Jogar à defesa

Dizer que o ataque a um país situado a mais de dez mil quilómetros tem uma natureza "defensiva" só não roça o ridículo porque, da ...