sábado, novembro 09, 2024

Post - Jacobs


O belga Edgar P. Jacobs escreveu e desenhou, até à sua morte, 14 álbuns com as aventuras de Blake, Mortimer e do "mau da fita", Olrik. A quem não conhecer e ficar tentado, aconselho os dois álbuns de "O Mistério da Grande Pirâmide", para mim a obra-prima de Jacobs.

Desde o desaparecimento de Jacobs, em 1987, vários outros autores procuraram segui-lo e "copiá-lo", criando o que já são 19 outros álbuns, numa espécie de sequela sem ritmo certo, que tem de comum as figuras centrais originais e múltiplas referências quase só identificadas pelos cultores "jacobsianos". 

O último álbum acaba de sair e chegou-me ontem, quase ainda a cheirar a tinta. A autoria é de Yves Sente e André Juillard. Juillard morreu em julho de 2024.

O "maníacos" da obra de Jacobs - e eu sou assumidamente um deles - têm doutrina própria sobre a diferenciada qualidade dos seus continuadores, mas, lá no fundo, anseiam sempre pela publicação dos novos álbuns.

Ontem à noite, à entrada para um concerto, cruzei-me com um amigo sempre interessado pela obra de Edgar P. Jacobs. Informei-o da saída deste novo volume. Do alto dos seus 77 anos, ficou logo entusiasmado. Somos assim, os velhos "maluquinhos" pela obra de Jacobs & aparentados, quiçá através dela procurando prolongar no tempo a nossa adolescência.

(Até indicação em contrário, estão suspensos os comentários no blogue)

3 comentários:

Carlos disse...

Eu conheci as aventuras do sr Blake e do Sr Mortimer ao ler nas páginas do Cavaleiro Andante a visita à Atlântida (que se inicia nos Açores …)

Nuno Figueiredo disse...

a Marca Amarela ... de um velho "maluquinho".

Anónimo disse...

Sim, meus caros, A Marca Amarela, sempre. Ainda na semana passada por lá estive, nessa Londres eterna.

25 de Abril

A Academia Portuguesa de História premiou agora este livro de Irene Pimentel, sobre o 25 de Abril e tempos subsequentes.  Talvez porque ande...