segunda-feira, janeiro 01, 2024

Vila Real


Na minha terra, ainda tem quelhos como este.

8 comentários:

manuel campos disse...


Ainda que quelhas tenha mais a ver com estes caminhos rurais entre muros, também as há aqui na minha terra (Lisboa) sob a forma de ruelas.

Experimente-se subir a Rua do Capelão, sempre por dentro da Mouraria, até à Calçada de Santo André para aceder à zona da Costa do Castelo por aquele lado.
Passamos por ruelas que não diferem muito destas quelhas, onde duas pessoas não se podem cruzar sem encolher as barrigas e onde as casas parecem desabitadas como se fossem "muros".
É um percurso que faço com alguma frequência, gosto de andar por estes sítios.

Flor disse...

Veredas.

Luís Lavoura disse...

ainda "tem"???

ainda há!

Anónimo disse...

...E a Rua do Quelhas, também em Lisboa...

manuel campos disse...


A Rua do Quelhas consta que "nasceu" de um caminho aberto numa quinta de um tal Francisco Xavier Pedro de Sousa, por alcunha o "Quelhas".

Flor disse...

Manuel Campos
Andava eu a "navegar" mas faltava-me o nome do tal fidalgo. Sendo assim logo encontrei:)
"Quelhas era o nome pelo qual era conhecido D. Francisco Xavier Pedro de Sousa, proprietário de uma quinta naquele lugar e na qual morava. De acordo com Norberto de Araújo, dele deriva o topónimo que foi dado ao Caminho Novo: «Depois do terramoto é que começou a chamar-se-lhe Rua do Quelhas, o tal D. Francisco de Sousa que por aqui fôra grande senhor. "

Flor disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nuno Figueiredo disse...

na sua terra ou a beleza das coisas simples.

Dê-lhe o arroz!

"O Arroz Português - um Mundo Gastronómico" é o mais recente livro de Fortunato da Câmara, estudioso da gastronomia e magnífico cr...