Ainda são ensinados na escola, mas os alunos têm muita dificuldade em aprendê-los, até porque é coisa que já raramente se vê. E é pena que ainda se veja. Sempre foram uns números de merda, e há muito deveriam ter sido relegados para o seu lugar - o caixote do lixo da História.
Hoje em dia os números romanos já só servem para 1) contar os papas, 2) contar os séculos, 3) ler inscrições antigas (porque modernamente já ninguém as faz com tais números). Parece-me muito pouca e muito fugaz utilidade. Mais valera deixar de vez de ocupar a cabeça das crianças com tais porcarias. O saber ocupa lugar.
Discordo, Luis Lavoura pois depende do contexto e de como se ensinam os numeros romanos. A titulo de exemplo,uma atividade interessante e excelente para ajudar a apreciar a numeracao arabe ( que segundo consta veio da India e depois passou aos arabes) eh expor os alunos a formas diversas de enumeracao. Eles em geral adoram tentar perceber como funcionam ddiversos tipos de numeracao. Ha um tipo de enumeracao que tem um arco fazer de gado. O que interessa eh cativa-los e faze-los pensar. Depois em grupos podem ate inventar um sistema proprio e assim colaboram uns com os outros.
Os numeros romanos podem ser muitissmo interessantes no ensino da matematica. A titulo de exemplo, ha uma atividade que os alunos apreciam que eh precisamente levar varios sistemas de enumeracao arcaicos para a aula e eles assim nao so dao maior valora os numeros que usamos, sobretudo o digito zero(que falta noutros sistemas). Gostam tambem de tentar perceber como funcionam e depois adoram inventar numeracoes novas com os colegas.
Que os números romanos não servem para nada, que parecem português arcaico e que o saber ocupa lugar... As coisas que uma pessoa lê. Até dá vontade de soltar impropérios.
18 comentários:
A minha filha com 9 anos conseguiu. Juro!
1884 - 1994 ?
Consegui. Obrigado pelo desafio. :)
realmente castiço!
claro que sei ler isso
1884 - 1994 É o período de vida de algum antifascista famoso?
Resposta de um com mais de 30 anos:
1884
1994
Ainda são ensinados na escola, mas os alunos têm muita dificuldade em aprendê-los, até porque é coisa que já raramente se vê.
E é pena que ainda se veja. Sempre foram uns números de merda, e há muito deveriam ter sido relegados para o seu lugar - o caixote do lixo da História.
1884-1994. Estou certo ou estou errado!?
EU
Eu dei (em 1995-96) e até acho graça, mas concordo com o Luís Lavoura, é um sistema numérico limitado, por isso nada como a numeração árabe.
Anónimo das 10h16: Está certíssimo!
...ainda hoje fico deslumbrada com esta forma de numeração.
(os romanos podiam dar-se ao luxo de inventar estas coisas ;-) )
Hoje em dia os números romanos já só servem para
1) contar os papas,
2) contar os séculos,
3) ler inscrições antigas (porque modernamente já ninguém as faz com tais números).
Parece-me muito pouca e muito fugaz utilidade. Mais valera deixar de vez de ocupar a cabeça das crianças com tais porcarias. O saber ocupa lugar.
Não era nos EUA que alguém queria acabar com a numeração árabe?
A numeração romana é um pouco como o português arcaico pré acordo
Discordo, Luis Lavoura pois depende do contexto e de como se ensinam os numeros romanos.
A titulo de exemplo,uma atividade interessante e excelente para ajudar a apreciar a numeracao arabe ( que segundo consta veio da India e depois passou aos arabes) eh expor os alunos a formas diversas de enumeracao.
Eles em geral adoram tentar perceber como funcionam ddiversos tipos de numeracao. Ha um tipo de enumeracao que tem um arco fazer de gado. O que interessa eh cativa-los e faze-los pensar. Depois em grupos podem ate inventar um sistema proprio e assim colaboram uns com os outros.
Os numeros romanos podem ser muitissmo interessantes no ensino da matematica.
A titulo de exemplo, ha uma atividade que os alunos apreciam que eh precisamente levar varios sistemas de enumeracao arcaicos para a aula e eles assim nao so dao maior valora os numeros que usamos, sobretudo o digito zero(que falta noutros sistemas).
Gostam tambem de tentar perceber como funcionam e depois adoram inventar numeracoes novas com os colegas.
Que os números romanos não servem para nada, que parecem português arcaico e que o saber ocupa lugar... As coisas que uma pessoa lê. Até dá vontade de soltar impropérios.
O problema é fazer cálculo infinitesimal com isto...
Enviar um comentário