sexta-feira, março 15, 2019

Pormenor


É um dos mais reputados fotojornalistas portugueses. Foi ele quem, há dias, me contou este episódio, passado há já algum tempo. Tinha ido, com um amigo, a esse famoso “concílio” da edição que é a Feira do Livro de Frankfurt. Passeava-se entre aquelas magníficas alas de editoras, quando se deparou com um cartaz com a imagem, de corpo inteiro, de um importante escritor português, desaparecido há bastante tempo. O espaço em que a fotografia surgia era da editora alemã que publicava o escritor. O mais curioso é que fora ele quem fizera aquele “boneco”, como se diz na gíria da profissão, utilizado na promoção da edição portuguesa de um dos livros. A surpresa do reencontro com a imagem não ia ficar por aí. Olhando a fotografia com olhos de ver, com a dimensão com que a imagem era ali apresentada, um pormenor, que até então nunca observara, tornava-se, pela primeira vez, muito evidente: o escritor tinha a braguilha aberta!

3 comentários:

Anónimo disse...

O "importante escritor português" tem nome?

J J R disse...

Como eu entendo o fotógrafo... Julgamos que vemos tudo e não vemos quase nada...

José João Roseira

Anónimo disse...

A propósito conta-se que um dia quando Winston Churchill se preparava para discursar para uma selecta assistência, um dos assessores reparou que se esquecera de fechar a breguilha, tendo ele respondido: "Oh homem, tenha calma que o pássaro não foge do ninho!"

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...