segunda-feira, março 18, 2019

Concorrência


Chama-se Lagoa Dourada. É uma localidade brasileira, em Minas Gerais, situada a umas dezenas de quilómetros de Tiradentes, na estrada que vem de Belo Horizonte. É a “capital do rocambole”, uma torta enrolada sobre si mesma, com diversos recheios, em especial doces. 

Das várias vezes que por lá passei, fui admirando as lojas que se sucedem pela rua que atravessa a cidade, todas com nomes diferentes, cada uma concorrendo com a outra: o Legítimo Rocambole, o Famoso Rocambole, o Rei do Rocambole, Rocambole & Cia, etc. São quase uma dezena, pelas minhas contas. Sempre achei bizarra aquela concentração.

Um dia, ao tempo em que vivia no Brasil, comentei com alguém aquele “fenómeno” comercial. Essa pessoa não ficou nada impressionada e retorquiu-me: “Você esqueceu a Mealhada?” É verdade. Tinha-me esquecido.

Lembrei-me disto no sábado, quando por lá passei. De facto, a diversidade de oferta comercial é, por ali, bem superior à da Lagoa Dourada: Meta dos Leitões, Pedro dos Leitões, Rei dos Leitões, Floresta dos Leitões, Picnic dos Leitões, etc.

6 comentários:

Luís Lavoura disse...

Conta-se que em tempos havia no Porto uma rua cheia de sapatarias. A primeira tinha um letreiro a dizer "a melhor sapataria da cidade". Logo a seguir outra tinha um letreiro "a melhor sapataria do país". E depois outra gabava-se de ser "a melhor sapataria da Europa". E uma quarta era "a melhor sapataria do mundo", e finalmente havia outra que era "a melhor sapataria do Universo".
No fim da rua uma sapataria apregoava: "a melhor sapataria desta rua".

Anónimo disse...


Caro Francisco,

Para mim o melhor restaurante da Mealhada é o Rei dos Leitões. Toda a comida é óptima e a carta de vinhos sumptuosa. O serviço é simpático e eficiente.

Um abraço

JPGarcia

Anónimo disse...

Por acaso, por acaso, tanto na Bairrada como na Gândara, ali ao lado, o melhor leitão mesmo é aquele assado em casas particulares, para consumo próprio ou para amigos e ocasiões especiais, festarolas, casamentos e batizados, etc. Pronto, tá dito. A ASAE já fechou muitos, mas... a ASAE não vem aqui ao seu blogue, pois não Senhor Embaixador?...

Anónimo disse...

Um dia saboreei um leitão perto da Mealhada. Inesquecível! Passado um ano fui lá de propósito para repetir… Não existia mais… a ASAE encerrou-o...

Francisco Seixas da Costa disse...

Ao Anónimo das 14:29. Já fez análises depois disso?

Francisco Tavares disse...

Caro Embaixador
Há sempre o Hilário (sem mais), mesmo à beirinha da estrada. Para mim, o melhor. E pouco agitado, o que também me agrada. Abraço

Vou ler isto outra vez...