quarta-feira, setembro 10, 2014

Moedas

A pasta atribuída a Carlos Moedas é ainda melhor do que aquela que havia sido falada pelos diversos comentadores. Para mim, é uma agradável surpresa: nunca acreditei que a um comissário português viesse a ser dada uma pasta desta importância. Carlos Moedas está de parabéns e - sejamos justos! - Pedro Passos Coelho também. E Jean-Claude Juncker não me desiludiu: é, como sempre se soube, um bom amigo de Portugal.

Pedindo de empréstimo o título do filme de João César Monteiro, Moedas deve agora perguntar-se: "que farei eu com esta pasta?". E tem de ter uma resposta inteligente para tal. Moedas tem uma oportunidade soberana para nos surpreender e para aproveitar a imagem de criatividade e competência que um homem como Mariano Gago deixou pela Europa - como é unanimemente reconhecido - na área que agora vai tutelar e que o seu sucessor, infelizmente, não tem honrado. Parabéns e felicidades, Carlos Moedas.

10 comentários:

Joaquim Moura disse...

A ciência, a investigação e a inovação europeias é que não mereciam isto.
Parabéns? Mas porquê? Por lhes terem saído na rifa um torquemada da ortodoxia monetarista que nos tem desgovernado?
O que é que isso importa se ele é português ou chinês?

Unknown disse...

Caro Francisco

Estamos, de novo, em desacordo. De acordo estou com o Joaquim Moura, excepto no que concerne o chinês... Ainda estamos na Europa, creio eu...

De qualquer jeito, chineses há por toda a parte; até na minha rua e arredores há cinco lojas de chineses e quatro restaurantes idem.

Por isso, volto atrás, um comissário europeu pode muito bem ser chinês nascido e criado na Finlândia. Peço desculpa ao cidadão Moura, ou seja, dou-lhe a mão (honni soit) à palmatória.

Moedas pensou-se que de acordo com o nome ia tratar da moeda, i.e., o euro. Mas, não foi; foi sim pa uma pasta multi-emprego.

De acordo com o PÚBLICO Moedas fez logo um comunicado onde diz que “a Inovação e a Investigação são a chave para o crescimento que queremos na Europa: um crescimento sustentável que promova a qualidade de vida dos Europeus” (Lusa).

Apesar de saber que me alongo, ainda transcrevo o PÚBLICO:
«Foi com esse objectivo que foi criado o programa Horizonte 2020, o maior programa orçamental gerido pela Comissão, que vai investir quase 80 mil milhões de euros em inovação entre 2014 e 2020, o equivalente a 8% do orçamento comunitário, refere a Lusa.»

E termino as citações do texto do mesmo quotidiano:

«João Sentieiro, ex-presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia, olha “com grande perplexidade” para a nomeação. “Este senhor não tem qualquer aptidão para a gestão da pasta. Tem total inexperiência e ignorância no assunto. Já não estávamos bem, ficaremos pior”. Na sua opinião, “aumentam as perspectivas negativas para a comunidade científica europeia e portuguesa”».

Pois então, em meu entender, não há motivo para parabéns - a ninguém. E continuo na dúvida sobre Juncker: será mesmo amigo de Portugal? Pelo que me toca não é; mas o benefício da dúvida...

Apenas uma nota mais. Moedas foi o pai-adjunto do cortar mais do que manda a troika, o que significou aumento do desemprego. Será que aprendiz de feiticeiro da austeridade é um camaleão? É que esta pasta destina-se principalmente a aumentar o...emprego

Abç

Anónimo disse...

Pasta atribuída confirma que teria sido mais wise propor um nome como o da antiga ministra da educação e ciência, Graça Carvalho para Comissária. As políticas científicas requerem hoje uma elevada especialização técnica que Mariano Gago tinha e que obviamente Moedas não tem.

lourenço disse...

Parabens ao porta moedas, PARABÉNS AO BARROSO PARABENS AO JUNCKER,gente fina é outra coisa, O Zé é que fica sempre mal na fotografia.pois com fotografos destes está sempre tramado

Portugalredecouvertes disse...


Sr. Embaixador
posso ainda pedir um espacinho para as nossas atletas portuguesas que conquistaram a medalha de ouro e que estão de parabéns:
Há 4 dias
Medalha de Ouro para Sílvia Saiote e Beatriz Martins na final de Trampolim Sincronizado da Taça do Mundo de Ginástica de Trampolins que decorreu em Loulé
https://www.youtube.com/watch?v=zCwlNQqbr7U

parece que quando dá certo, não se fala ou muito pouco

Eduardo Saraiva disse...

Vou "roubar"

Anónimo disse...

Este tipo de rodriguinhos para atacar o tolo do Moedas não me diz nada. Prefiro o estilo frontal, a critica directa. Isto que aqui é dito é uma macacada diplomática. Enfadonho. Uma chungada!
J.Aires

patricio branco disse...

Acredito que todas as pastas são importantes, e que moedas mereça esta...

Anónimo disse...

A frase não é do Saramago? "Que farei com este livro?"

ignatz disse...

"que farei eu com esta pasta?"

telefona para a goldman sachs, pede instruções e garante a reforma quando for corrido no próximo mandato.

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...