sexta-feira, setembro 12, 2014

O pêlo

 
Na minha terra, em Vila Real, havia um "crava" tradicional de tabaco. Diz a lenda que não terá nunca comprado um maço de cigarros. Passava a vida a chatear os amigos, os conhecidos ou ainda menos. Entre outros, tinha um célebre truque. Aproximava-se das pessoas e, com um gesto simpático, olhando para o casaco alheio, dizia: "Olha, tens aí um pêlo!". E, com delicadeza, fazia "de conta" que tirava um cabelo do ombro do casaco do parceiro para, logo de seguida, tentar ganhar uma retribuição ao gesto através de um "tens aí um cigarro?".

Um dia, um dos amigos - o qual, por acaso, é hoje o meu médico de família, em Lisboa -, à viciosa aproximação do truque, e ao ouvi-lo dizer o clássico "tens aí um pêlo!", não foi na conversa e travou-lhe o gesto com um "deixa estar o pêlo!". Ainda hoje, na minha terra, alguns amigos usam a expressão para reagir a gestos de generosidade suspeita.

1 comentário:

Anónimo disse...

Sr Embaixador Francisco Seixas dos Santos

Quero-lhe dar os parabéns pelas deliciosas "historias" que nos vai dando com uma regularidade apreciável.

Nos tempos que correm cheios de especialistas do tudo e do nada, e bom percebermos que existem pessoas com lastro que fazem falta com a sua analise do que vai acontecendo a este pobre Portugal.

Continue a escrever que muitos cá estarão para o ler atentamente.

Jose Serras

Os borregos

Pierre Bourguignon foi, ao tempo em que eu era embaixador em França, um dos grandes amigos de Portugal. Deputado à Assembleia Nacional franc...