quarta-feira, setembro 10, 2014

Moedas

A pasta atribuída a Carlos Moedas é ainda melhor do que aquela que havia sido falada pelos diversos comentadores. Para mim, é uma agradável surpresa: nunca acreditei que a um comissário português viesse a ser dada uma pasta desta importância. Carlos Moedas está de parabéns e - sejamos justos! - Pedro Passos Coelho também. E Jean-Claude Juncker não me desiludiu: é, como sempre se soube, um bom amigo de Portugal.

Pedindo de empréstimo o título do filme de João César Monteiro, Moedas deve agora perguntar-se: "que farei eu com esta pasta?". E tem de ter uma resposta inteligente para tal. Moedas tem uma oportunidade soberana para nos surpreender e para aproveitar a imagem de criatividade e competência que um homem como Mariano Gago deixou pela Europa - como é unanimemente reconhecido - na área que agora vai tutelar e que o seu sucessor, infelizmente, não tem honrado. Parabéns e felicidades, Carlos Moedas.

10 comentários:

  1. Joaquim Moura15:44

    A ciência, a investigação e a inovação europeias é que não mereciam isto.
    Parabéns? Mas porquê? Por lhes terem saído na rifa um torquemada da ortodoxia monetarista que nos tem desgovernado?
    O que é que isso importa se ele é português ou chinês?

    ResponderEliminar
  2. Anónimo17:05

    Caro Francisco

    Estamos, de novo, em desacordo. De acordo estou com o Joaquim Moura, excepto no que concerne o chinês... Ainda estamos na Europa, creio eu...

    De qualquer jeito, chineses há por toda a parte; até na minha rua e arredores há cinco lojas de chineses e quatro restaurantes idem.

    Por isso, volto atrás, um comissário europeu pode muito bem ser chinês nascido e criado na Finlândia. Peço desculpa ao cidadão Moura, ou seja, dou-lhe a mão (honni soit) à palmatória.

    Moedas pensou-se que de acordo com o nome ia tratar da moeda, i.e., o euro. Mas, não foi; foi sim pa uma pasta multi-emprego.

    De acordo com o PÚBLICO Moedas fez logo um comunicado onde diz que “a Inovação e a Investigação são a chave para o crescimento que queremos na Europa: um crescimento sustentável que promova a qualidade de vida dos Europeus” (Lusa).

    Apesar de saber que me alongo, ainda transcrevo o PÚBLICO:
    «Foi com esse objectivo que foi criado o programa Horizonte 2020, o maior programa orçamental gerido pela Comissão, que vai investir quase 80 mil milhões de euros em inovação entre 2014 e 2020, o equivalente a 8% do orçamento comunitário, refere a Lusa.»

    E termino as citações do texto do mesmo quotidiano:

    «João Sentieiro, ex-presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia, olha “com grande perplexidade” para a nomeação. “Este senhor não tem qualquer aptidão para a gestão da pasta. Tem total inexperiência e ignorância no assunto. Já não estávamos bem, ficaremos pior”. Na sua opinião, “aumentam as perspectivas negativas para a comunidade científica europeia e portuguesa”».

    Pois então, em meu entender, não há motivo para parabéns - a ninguém. E continuo na dúvida sobre Juncker: será mesmo amigo de Portugal? Pelo que me toca não é; mas o benefício da dúvida...

    Apenas uma nota mais. Moedas foi o pai-adjunto do cortar mais do que manda a troika, o que significou aumento do desemprego. Será que aprendiz de feiticeiro da austeridade é um camaleão? É que esta pasta destina-se principalmente a aumentar o...emprego

    Abç

    ResponderEliminar
  3. Anónimo19:02

    Pasta atribuída confirma que teria sido mais wise propor um nome como o da antiga ministra da educação e ciência, Graça Carvalho para Comissária. As políticas científicas requerem hoje uma elevada especialização técnica que Mariano Gago tinha e que obviamente Moedas não tem.

    ResponderEliminar
  4. lourenço19:49

    Parabens ao porta moedas, PARABÉNS AO BARROSO PARABENS AO JUNCKER,gente fina é outra coisa, O Zé é que fica sempre mal na fotografia.pois com fotografos destes está sempre tramado

    ResponderEliminar

  5. Sr. Embaixador
    posso ainda pedir um espacinho para as nossas atletas portuguesas que conquistaram a medalha de ouro e que estão de parabéns:
    Há 4 dias
    Medalha de Ouro para Sílvia Saiote e Beatriz Martins na final de Trampolim Sincronizado da Taça do Mundo de Ginástica de Trampolins que decorreu em Loulé
    https://www.youtube.com/watch?v=zCwlNQqbr7U

    parece que quando dá certo, não se fala ou muito pouco

    ResponderEliminar
  6. Anónimo23:12

    Este tipo de rodriguinhos para atacar o tolo do Moedas não me diz nada. Prefiro o estilo frontal, a critica directa. Isto que aqui é dito é uma macacada diplomática. Enfadonho. Uma chungada!
    J.Aires

    ResponderEliminar
  7. Acredito que todas as pastas são importantes, e que moedas mereça esta...

    ResponderEliminar
  8. Anónimo09:22

    A frase não é do Saramago? "Que farei com este livro?"

    ResponderEliminar
  9. ignatz19:35

    "que farei eu com esta pasta?"

    telefona para a goldman sachs, pede instruções e garante a reforma quando for corrido no próximo mandato.

    ResponderEliminar

Os da plaquinha na mão

Fica a sensação de que, nos dias de hoje, muitas pessoas já nem olham os espetáculos, parecendo que lhes dá maior prazer fotografá-los ou fi...