terça-feira, fevereiro 15, 2011

Françoise Giroud

Françoise Giroud foi uma figura marcante do jornalismo francês. Fundadora, com Jean-Jacques Servan-Schreiber, do "L'Express", destacou-se na afirmação do papel da mulher na sociedade francesa, o que a levaria a um governo de Valéry Giscard d'Estaing.

A sua biografia, agora publicada pela Grasset, representa-a como uma mulher cuja genialidade se cruza com a tragédia, onde os êxitos profissionais da vida se confundem com uma vida pessoal atribulada. O livro de Laure Adler tende, porventura, a sobrevalorizar excessivamente o tempo do "L'Express" e a dar a este, bem como a Servan-Schreiber, um lugar central no texto, assentando muito na (bem conhecida) bibliografia de Giroud e menos em testemunhos que a tenham por centro da investigação.

Mesmo assim, ou talvez porque na história do "L'Express" muita da nossa geração se revê bastante, o livro agora publicado tem interesse.

4 comentários:

Anónimo disse...

Oh! De qualquer forma já gosto da Françoise,também duvido que o livro venha cá parar a Chaves uu

""bem mou finto""

Também o Sr... Já o leu, não é, não precisamos todos de fazer o mesmo, numa base de complementaridade...

Além de que acredito em quase tudo o que o sr. diz...
Mera coincidência claro.
Isabel seixas

Estava a pensar se esta sua alusão esporádica a Mulheres de peso não é Só e Sómente para equilibrar as homenagens a Cavalheiros de destaque assim numa proporção de um décimo para dez... Pronto se fui injusta atribua ao facto de ser mulher, se não chegar dou-lhe liberdade para arranjar outra desculpa(Como se o Sr. me desse tréguas)

Helena Sacadura Cabral disse...

O que eu gostei de ler, acompanhar e, finalmente, ter tido a oportunidade de conhecer Françoise Giroud.
Vou ler o livro, mas tenho o pressentimento de que ele só dá algumas facetas dessa curiosa mulher cujas "Leçons Particulières"
tanto me tocaram.

josé barros disse...

Foi Françoise Giroud que disse, a propósito da igualdade entre sexos que “l’égalité entre hommes et femmes sera établie l’orsqu’il y aura des femmes médiocres à des postes importants!”

Helena Oneto disse...

Une grande dame!

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...