segunda-feira, novembro 30, 2009

Independência


O dia 1º de Dezembro, data que marca a recuperação da independência de Portugal face a Espanha, em 1640, parece ter hoje um significado residual para a maioria dos portugueses. Já muito poucos recordam a história da revolta aristocrática que, aproveitando habilmente a fragilidade conjuntural de Madrid, repôs a coroa numa personalidade portuguesa, na figura de um titular da família Bragança. Pergunte-se, pelas ruas do nosso país, a razão de ser deste feriado e - garanto! - as respostas serão as mais díspares e disparatadas.

A ditadura do Estado Novo procurou aproveitar, de forma oportunista, as grandes datas da nossa nacionalidade. Ao politizar esses momentos, ela contribuiu decisivamente para a diluição da sua importância no imaginário colectivo e, por uma reacção a contrario, fez deles afastar os cidadãos, o que resultou na quebra da herança histórica intergeracional com que se define um país. Confesso que sinto alguma nostalgia quando vejo o modo respeitoso como os franceses ou os britânicos comemoram as suas datas fundacionais, ao mesmo tempo que observo a displicência com que, em Portugal, se olham tempos similares nossos. E isto é tanto mais estranho quanto a nossa História, por ser muito antiga e rica, justificaria que as novas gerações olhassem para ela com bastante orgulho.

Na minha juventude, o 1º de Dezembro era uma data cheia de comemorações oficiais. Por todo o país, o dia era prenhe de desfiles e romagens esforçadamente patrióticos. Nos meus primeiros anos do liceu, em Vila Real, para a marcha militarista obrigatória que fazíamos pelas gélidas ruas da cidade, de calção castanho e camisa verde, com o cinto com um críptico S, a minha mãe acolchoava-me com camisolas interiores sobrepostas, para evitar as gripes que, à época, não tinham siglas cosmopolitas como as de agora. Mais crescido, passei a ir às "ceias do 1º de Dezembro" e a colaborar nas récitas do Teatro Avenida, onde a proverbial injustiça da crítica impediu que ficassem gravadas em glória algumas imorredouras "performances". Já de capa e batina, íamos cantar pela cidade o hino da Restauração, com uma letra "estadonovista" que era uma espécie de segundo hino da Mocidade Portuguesa. Os nostálgicos podem ouvi-lo aqui. Eu, confesso, ainda sei de cor a letra.

Hoje, o 1º de Dezembro está transformado numa data caricatural, comemorada por grupos minoritários, em busca de um reconhecimento que o público lhes nega e que só alguns blogues de seita acolhem. Neles sobrevive um anti-espanholismo primário - essa doença infantil do portuguesismo - que acaba por obscurecer os verdadeiros novos perigos que o país corre no plano externo.

14 comentários:

Jorge Pinheiro disse...

E acima de tudo é visto como uma "ponte" para um fds prolongado.

Helena Oneto disse...

Infelizmente, na capital, as comemorações da Restauração limitavam-se a missas e paradas militares com pompa e discursos patrióticos de circunstancia. Era, para quem era obrigado a "participar" em tais festejos, uma enorme estupada.

(Confesso que não me recordo do hino da Independência, mas lembro-me muito bem nos 10 de Junho os jovens das escolas desfilarem no Terreiro do Paço, fardados da mocidade portuguêsa a cantar o hino do mesmo nome e de braço direito levantado. Nos anos 60, nas mesmas comemorações, também chamadas do "dia da raça", cantava-mos o "Angola é nossa". Destes "festejos" não guardo saudade nunhuma).

Não é de admirar que o 1° de Dezembro jà não "diga" grande coisa às novas gerações excepto a alguns saudosistas que ainda esperam o retorno de D. Sebastião.

Julia Macias-Valet disse...

Ora aqui esta uma expressao que gostei : "anti-espanholismo primario".
Tendo origens andaluzas juro que nunca detestei os espanhois (ou qualquer outro povo), muito pelo contrario, apesar de eles serem um pouco mais folcloricos do que nos portugueses. E sempre tive dificuldade em aceitar essa rejeiçao que ha em Portugal pelos nossos vizinhos do lado.

Uma das freguesias do meu concelho (Moura) tem o honroso nome de Santo Aleixo da Restauraçao pelo contributo dado em 1640 à coroa portuguesa. Ai tenho a certeza que todos sabem porque é que ontem foi feriado nacional. Mas ha terras e terras... e o Alentejo é uma delas !

Julia Macias-Valet disse...

Eu disse "ontem" no meu comentario.
Mas queria dizer : HOJE É FERIADO NACIONAL.
E porque é que os portugueses no estrangeiro nao têm direito a feriado, ai de certeza que nao me tinha enganado...?

Anónimo disse...

Comungo da Sua opinião face à falta de solenidade com que encaramos o valor e a coragem explícitos no Hino, também a ligeireza com que auferimos comodamente dos feriados sem personalizar o Seu significado, que obviamente neste contexto reforça a nossa característica de manter o respeito pela Nossa Liberdade, pela delimitação do nosso terreno e Pátria e o nosso direito inalienável da diferença sem fomentar a desigualdade.

Ontem mesmo falando do 1º de Dezembro a Manela Souto perguntava-me se já era do Meu tempo a comemoração através do famoso baile do Liceu no 1º de Dezembro e O posterior e pela noite dentro furto de galinhas do galinheiro da D. Aninhas Vitorino.

Obviamente que me lembro, nunca participei " com alguma pena confesso", mas nunca percebi claramente o que tinha a ver a tal da pilhagem das galinhas com o significado histórico do 1º de Dezembro...Talvez me possa ajudar.

Quanto a Este Post uma alusão especial pela qualidade, Faço questão de o ler aos meus Filhos.
Também Gosto e Admiro e Respeito os Espanhóis... Para MI de Verdad Nuestros Hermanos...
Isabel Seixas

Cunha Ribeiro disse...

Sr. Embaixador:

Como sabe,Há muitos portugueses que, perante a perpétua supremacia económico-política da Espanha, desabafam : "Quem me dera ser espanhol...".
Olhe,os professores, se fossem espanhóis, ganhavam o DOBRO e gastavam de gasolina bem menos...

Desculpe, esta opinião tão a despropósito.
( A verdade é que, emocionalmente sou português até à medula... Mas racionalmente...Enfim... Fico-me por aqui...)

Francisco Cunha Ribeiro ( O nome completo, porque só participo anonimamente, por ser um cidadão anónimo.)

Jorge Pinheiro disse...

Tomei a liberdade de indicar o seu blogue num passatempo organizado por mim e pelo blogue "Varal de Ideias" (brasileiro). O passatempo chama-se Bloggincana. Este mês pretendia-se que cada inscrito indicasse três blogues da sua preferência que não estivessem inscritos no passatempo, alargando, assim, os horizontes de quem participa. O seu é imperdível. Abraço.

Anónimo disse...

Por recomendação do Jorge, meu parceiro na BlogGincana, vim conhecer, e já linkei-o no Varal de Ideia, para voltar sempre! Parabéns pelo estilo, conteúdo e forma de seu blog!

Anónimo disse...

Pois ficamos à espera que o preclaro embaixador de Portugal em Paris nos esclareça quais são os tais novos perigos que por aí espreitam a nossa velha Pátria, já que, pelos vistos, não acredita no "perigo espanhol"... Pois este seu modesto leitor, talvez indevidamente influenciado pela leitura do livro "Juízo Final", do Emb. Franco Nogueira - obra que sou obrigado a pensar não ter V. Exª lido, pelo que me atrevo a recomendar vivamente que o faça - está convencido que há alguns perigos que não são tão novos assim, embora naturalmente hoje se apresentem de modo diverso do que o fizeram no passado...
A situação que descreve, de indiferença quase geral a uma das mais relevantes datas da história nacional é apenas o sintoma de um mal mais profundo: o desnorte das nossas classes dirigentes que, esgotados os abundantes e fáceis recursos vindos de Bruxelas e mantido, no essencial, o problema económico português, não enjeitam agora - à míngua de mérito, ideias e sentido nacional -, a ideia de acolherem-se à sombra protectora de Castela, como aliás já sucedeu em 1580. Há, desta deriva iberizante, abundantes indícios, alguns vindos até de onde era suposto não virem, como é o caso da tal Secretaria de Estado, como V. Exª certamente saberá, pela leitura de recentes declarações equívocas e disparatadas do novel SE, que logo o respectivo homólogo espanhol agarrou com as duas mãos. (E pensar que perdeu V. Exª tempo a dar-lhe públicos conselhos...)
A Independência de Portugal não é contra ninguém, é pelos portugueses, e será sempre, um assunto de primeiríssima importância, com ou sem Tratado de Lisboa.
Termino esclarecendo que não me reconheço no ante-25 de Abril, muito pelo contrário, mas que não é por Salazar ter dito "viva Portugal" que passarei a dizer "morra Portugal"!
Os melhores cumprimentos,
A. Costa Santos
apacs04@hotmail.com

Anónimo disse...

Pois ficamos à espera que o preclaro embaixador de Portugal em Paris nos esclareça quais são os tais novos perigos que por aí espreitam a nossa velha Pátria, já que, pelos vistos, não acredita no "perigo espanhol"... Pois este seu modesto leitor, talvez indevidamente influenciado pela leitura do livro "Juízo Final", do Emb. Franco Nogueira - obra que sou obrigado a pensar não ter V. Exª lido, pelo que me atrevo a recomendar vivamente que o faça - está convencido que há alguns perigos que não são tão novos assim, embora naturalmente hoje se apresentem de modo diverso do que o fizeram no passado...
A situação que descreve, de indiferença quase geral a uma das mais relevantes datas da história nacional é apenas o sintoma de um mal mais profundo: o desnorte das nossas classes dirigentes que, esgotados os abundantes e fáceis recursos vindos de Bruxelas e mantido, no essencial, o problema económico português, não enjeitam agora - à míngua de mérito, ideias e sentido nacional -, acolherem-se à sombra protectora de Castela, como aliás já sucedeu em 1580. Há, desta deriva iberizante, abundantes indícios, alguns vindos até de onde era suposto não virem, como é o caso da tal Secretaria de Estado, como V. Exª certamente saberá, pela leitura de recentes declarações equívocas e disparatadas do novel SE, que logo o respectivo homólogo espanhol agarrou com as duas mãos. (E pensar que perdeu V. Exª tempo a dar-lhe públicos conselhos...)
A Independência de Portugal não é contra ninguém, é pelos portugueses, e será sempre, um assunto de primeiríssima importância, com ou sem Tratado de Lisboa.
Termino esclarecendo que não me reconheço no ante-25 de Abril, muito pelo contrário, mas que não é por Salazar ter dito "viva Portugal" que passarei a dizer "morra Portugal"!
Os melhores cumprimentos,
A. Costa Santos
apacs04@hotmail.com

Francisco Seixas da Costa disse...

Caro A. Costa Santos: Claro que li o texto de FN, pessoa sobre quem fiz, tambem ha muito, o meu juizo final. Ja agora, pedia-lhe para ler, neste mesmo blogue, o meu texto "Iberia". A seu tempo, falaremos dos novos riscos. Hoje, sem acentos e sem tempo, fico-me por aqui.

Fernando Correia de Oliveira disse...

Para uma visão adjacente, mas completamente diferente do 1º de Dezembro, sugiro http://estacaochronographica.blogspot.com/2009/12/o-relogio-do-paco-da-ribeira-e.html

Anónimo disse...

Senhor Embaixador,
De forma alguma poderia deixar de lincar a sua brilhante peça a um dos meus blogues.
A Comunicação Social portuguesa ignorou o 1 de Dezembro e não o vi pronunciado na RTPi.
Quando frequentei a escola primária, com merendas de pão de centeio e azeitonas curtidas, os miúdos da minha geração, na quarta classe, da primária, eram uns barras na história de Portugal. Habituamo-nos a conhecer os nossos herois que construiram a nação Portugal.
Até eramos instruído para odiarmos o Cardeal D.Henrique e glorificarmos o Rei Desejado.
O tempo é de mudanças e infelizmente também mudado o ensino da história de Portugal.
A minha preocupação é que (para mim não) os meus netos e de outros portugueses, no futuro, não conheçam a história que formou a terra Lusa.

T D disse...

Texto lúcido, conciso e pedagógico.

Senhor Embaixador, adiro à sua análise e agrada-me a descrição dos desfiles dos "lusitos".

Um texto a figurar para "memória futura". Gostei dessa imagem de há 50 anos atrás. Gente na casa dos 40 ainda desconhece aspectos como esse do nosso país.

Notícias da aldeia

Nas aldeias, os cartazes das festas de verão, em honra do santo padroeiro, costumam apodrecer de velhos, chegando até à primavera. O país pa...