quinta-feira, março 26, 2009

Portugal em Paris

Há poucas horas, no Centro da Fundação Gulbenkian em Paris, António Lobo Antunes contava, durante um magnífico improviso, no contexto de uma palestra sobre o romance histórico, que Mário Soares terá um dia dito que "aos amigos nunca se mente, às mulheres e à polícia (polícia política, claro) mente-se sempre".

Soares esteve hoje em Paris, a caminho de Lille, onde foi entrevistar para a RTP a lider do PSF, Martine Aubry, antes de aqui regressar amanhã, para idêntico exercício com o jornalista e escritor Jean Daniel. Não pude vê-lo porque, com o pintor José David e uma trintena de amigos, estava a essa hora a manifestar o nosso respeito ao pintor José Alvess, na despedida final no cemitério do Père Lachaise.

À saída da Gulbenkian, encontrei Júlio Pomar, que também tinha ido ouvir Lobo Antunes. Deixo aqui o seu famoso e polémico retrato de Soares.

Portugal acaba por ser um país bem pequeno, no bom sentido.

8 comentários:

Anónimo disse...

Senhor Embaixador,
Essa fotografia eu não conhecia!

Já lha "pifei" e enviei para o meu arquivo de imagens.

Bem eu fui um dos poucos que tive o privilégio, durante 10 anos, todas as manhãs, dar os bons dias ao Dr.Mário Soares.

Claro não foi pessoalmente mas para a fotografia pendurada na parede da chancelaria da Embaixada de Portugal em Banguecoque.

Tomou-lhe o lugar,em Belém, o Dr. Jorge Sampaio e a fotografia, do Dr. Mário Soares, continuou pendurada por mais dois anos.

Foram efectuadas obras e o quadro, já esfumado, foi retirado e estava a ser levado, junto a outros trastes, para o armazém de arrumações.

Não,não pode ficar esquecido junto a trastes e sujeito a ser devorado pela formiga branca.

Trouxe o quadro para minha casa,mandei-o substituir e coloquei aquela relíquia, dando-lhe dignidade, junto a outras fotografia na parede de minha biblioteca.

Quanto a falar verdade para os amigos... não me posso pronunciar...

É que os políticos (tenho cá as minhas dúvidas) só falam verdade (nem sempre) para a esposa e os filhos).

Por norma quando falam verdade para os amigos cai-lhe um braço...

Mas como o Dr. Mário Soares, ainda tem os dois...

Aqui está a minha dúvida se algum dia terá falado verdade para os amigos, mesmo os do peito.

Gosto dele, é uma figura simpática e por ele nunca veio (mesmo na política activa) o mal ao mundo.

Saudações de Banguecoque

Helena Sacadura Cabral disse...

Enquanto mulher não posso sentir-me lisongeada com a afirmação. Mas acredito que o Dr Mario Soares lá saberá porque a faz...

ana v. disse...

Subscrevo o comentário da HSC, igualmente na minha qualidade de mulher. E estranho a deselegância, uma característica pouco habitual no Dr. Mário Soares. Pergunto-me se ele defenderá também a inversa, já agora...

Francisco Seixas da Costa disse...

O mundo começa a ficar triste. Será que não se pode dizer uma simples graçola?

Já agora, e em defesa do Dr. Mário Soares, assinale-se que foi referido que ele "terá dito" o que foi registado. Nada mais do que isso. E pelo contexto histórico, a ter dito o que foi assinalado, isso terá sido há umas boas décadas, quando esse tipo de chistes não era objecto de um policiamento de virtudes como o que agora se verifica.

Mas por que será que temos de levar sempre tudo tão a sério? Por favor...

ana v. disse...

Não, não, nada disso... no meu caso, pelo menos, não se trata de levar tudo muito a sério nem de policiar virtudes alheias. Pelo contrário: acho o humor essencial, e ainda mais num mundo que, de facto, está cada vez mais triste. Mas convenhamos que a graçola do Dr. Mário Soares não é lisongeira para as mulheres em geral e ainda menos para a sua própria, sobretudo se me diz que foi dita "há umas boas décadas"... nem sempre as graças nos saem bem, é tudo. E mesmo um homem com reconhecida graça e sentido de humor, como é o caso, não está imune ao desaire ocasional.

Anónimo disse...

Acho a imagem enternecedora, podendo também ser olhada na dimensão "descontraida " do Dr. Mário Soares embora os Leões estão a protagonizar a censura, pela expressão...

Quanto ás mentiras o comentário foi de certeza lúdico, dado o cariz incontornável de detectoras de mentiras atribuido com justiça ás Mulheres , mesmo as mais insidiosas...
Isabel Seixas

Anónimo disse...

Ganda Soares!

Anónimo disse...

Cá para mim, o "velho" Dr. Soares tinha muitíssima razão...
Francelin!

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...