Nos anos 60, o nome de Clara d'Ovar era uma das referências portuguesas em Paris. Pelos filmes que fez, pelo fado que por aqui cantou e, se bem julgo lembrar-me, pelo espaço de gastronomia portuguesa que por aqui manteve, ela continua a ser uma das nossas memórias em França.
Surpreendentemente, encontro poucos dados informativos sobre Clara d'Ovar. Será que alguém pode contribuir para uma sua biografia?
Em tempo: em poucas horas, os comentadores deste blogue ajudaram à construção da biografia de Clra d'Ovar, com a indicação de links e informações sobre a sua vida. Um destes dias, com tempo, faremos a sua síntese
Surpreendentemente, encontro poucos dados informativos sobre Clara d'Ovar. Será que alguém pode contribuir para uma sua biografia?
Em tempo: em poucas horas, os comentadores deste blogue ajudaram à construção da biografia de Clra d'Ovar, com a indicação de links e informações sobre a sua vida. Um destes dias, com tempo, faremos a sua síntese
17 comentários:
a senhora nunca ouvi falar mas é com agrado que ouço falar da minha terra de adopção depois de ter morado tantos anos no Furadouro, já seguia o blog e nunca me apercebi.
Existem, Sr. Embaixador, alguns sítios onde se fala de Clara d'Ovar:
http://noticiasdeovar.blogspot.com/
http://portugal-mundo.blogs.sapo.pt/
Todavia, a avaliar pelo poema que lhe é dedicado pelo Pe. Manuel Pires Bastos em http://artigosjornaljoaosemana.blogspot.com/, talvez seja esta uma boa via para obter outras informações.
Aproveito para o felicitar pelo blog.
Senhor Embaixador, aí onde está, deve encontrar bastantes elementos no campo da filmograsfia, porque Pierre Kast fez vários fimes com Clara d' Ovar. Lembro, pelo menos, dois: Natércia e Grain de sable. E de Alain Bonnet mais um: Pas de trois.
Recordo, também, que a revista da Gulbenkian, a COLOQUIO, julgo que em 1967, ter publicado uma carta de Régio que, entre outros artistas, citava, no cinema, a nossa Clara.
http://www.ovarvirtual.com/versao2/clara.asp?clara=Clara%20d%27Ovar
O blogue está a ficar animado. No último Sol era citado, na mesma página, uma vez e, de outra, a fonte era a mesma (Ti Anica). Sobre a Clara d'Ovar há muitas coisas na Net. Até o Mário Sacramento fala dela nos Ensaios de Domingo II, p. 74. Tem livros publicados , um deles, Um mundo paralelo, de 1966, na Minotauro. Um outro Miriam: uma tão longe estrada. Era também tradutora e irmã dum fadista que andou por paris nos anos 50, Zéni dÓvar. Uma personagem multifacetada.
Zéni d'Ovar, irmão de Clara d'Ovar, ainda reside em Paris e de vez quando la canta um fadinho. Creio que no ano passado editou um disco e publicou um livro de poemas dedicado a Amalia Rodrigues, de quem era amigo.
O Zeni já não vive em Paris há quase três anos. Regressou a Ovar.Quanto à biografia da Clara, chamo a atenção para o facto que o nome dela aparece errado no blog Ovar Virtual. Chamava-se Leolina Clara(Leolina era o nome da avó paterna)e não Leonor Clara, como é mencionado.
Acabei de entrevistar o irmão de Clara d'Ovar, Zéni d'Ovar, para um artigo que vai sair na revista "Reis" (2010). Era amigo íntimo da Amália Rodrigues e tem muitas "estórias" sobre a sua irmã para contar.
Cumprimentos do jornalista Fernando Pinto
Segundo o Dicionário de Mulheres Célebres, de Américo Lopes de Oliveira, Lello & Irmão Editores.
Clara d'Ovar, Escritora portuguesa, radicada em Paris há muito tempo, vivendo a vida difícil de alguém que deseja vencer por si própria. Viveu a vida dos pobres estudantes de Saint-Germain-des-Près, tendo feito os mais variados mesteres para segurar os meios de subsistência: costura, bordado, traduções e preceptora de crianças. Em 1958, gravou um disco, e abriu com um grupo de amigos uma casa típica portuguesa. Dedicou-se ao cinema, e começou a escrever livros: Um Mundo Paralelo (estreia literária, 1966); As Areias Movediças (1968).
OLA EU SOU DA FAMILIA DA CLARA DE OVAR O ZENI DE OVAR É MEU PRIMO TAL COMO A CLARA QUE ERA IRMA DELE CONTINUAM A SER MAS ESTA MORTA !
É VERDADE, EM OVAR EXISTEM DUAS ESTATUAS QUE ,SEM OFENSA A QUEM AS FEZ, MAS ESTAO HORRIVEIS EM RELAÇAO A CLARA DE OVAR! E AINDA POR CIMA O NOME DELA ESTA MENCIONADO COMO LEONOR CLARA MAS NAO ,É LEOLINA CLARA!
E SIM ,É VERDADE ,O ZENI JA NAO VIVE EM OVAR, VIVE E CASA DA EDWIGES, ESTOU COM O ZENI TODOS OS DIAS... ESPERO QUE CORRIJAM O QUE FOR PERCISO EM RELAÇAO A CLARA DE OVAR...
ADELAIDE BORGES....
Conheci muito bem a Clara d´Ovar. Era uma rapariga morena, alta olhos grandes e expressivos. Tenho 2 livros que ela me ofereceu. Também conheci o seu irmão, Zeni.O meu irmão, joaquim Borges já me tinha dito que ele estava em Ovar. Fiquei muito contente por ler sobre a Clara eo zeni.
8 de Março de 2011
Faleceu Zeny d Ovar
Paz à Sua Alma.
Amigo Zeni, deixas muita saudade, Paz à tua Alma.
Há quarenta e tal anos entrei no filme de Alain Bonnet e contracenei com Clara D´Ovar, no Pas de Trois,nunca consegui ver o filme. tenho simplesmente uma recordação uma dedicatória sobre o filme com a assinatura Clara D´Ovar, de Alain Bonet e de outra pessoa qu penso seria o diretor do filme
Não conhecia, mesmo, e por curiosidade, trouxe um livro dela, da biblioteca,"Mundo Paralelo" que gostei muito da forma como escreve e conta histórias de vida, foi uma boa surpresa! Obg Ana Maria
Boa tarde
Esta senhora gostava muito do meu pai e chegou a ir visita-lo a terra dela a Alviães.
Gostava de saber mais dela.
Enviar um comentário