sexta-feira, novembro 10, 2023

Kahan


Roger Kahan foi um fotógrafo francês que, no início da Segunda Guerra mundial, registou, em Lisboa, imagens raras e tocantes dos refugiados que, como ele, por aqui passavam, fugindo ao horror do conflito, procurando sair da Europa para a liberdade que a América lhes proporcionava. 

O jornalista José Ferreira Fernandes investigou a figura e a sua trajetória, que veio a culminar nos EUA. Escreveu agora um livro, "O Cais da Europa: Roger Kahan. Refugiado, fotógrafo - Lisboa, 1940", editado pelo Porto de Lisboa, com a colaboração da "Mensagem de Lisboa", um jornal digital de que Ferreira Fernandes é fundador.

Na quinta-feira, dia 9 de novembro, sob a moderação da jornalista Manuela Goucha Soares, integrei um painel, no auditório da Gare Marítima de Alcântara, em torno do livro e da circunstância histórica que o motivou. Participaram no debate, além de Ferreira Fernandes e de Catarina Carvalho, diretora da "Mensagem de Lisboa", os historiadores Irene Pimentel e José Pacheco Pereira.

1 comentário:

Flor disse...

Desconheço se o Sr. Embaixador vai deixar aqui o link deste evento mas se o fizer agradeço não publique esta mensagem.

https://amensagem.pt/2023/11/10/lisboa-roger-kahan-ferreira-fernandes-porto-abrigo-refugiados-debate/

Entrevista à revista "Must"

Aque horas se costuma levantar?  Em regra, tarde. Desde que saí da função pública, recusei todos os convites para atividades “from-nine-to-f...