segunda-feira, novembro 20, 2023

Varsóvia


Um dia dos anos 90, o então embaixador polaco em Lisboa contou-me uma história. Tinha nascido em Varsóvia, durante a guerra. A capital polaca era, no final do conflito, uma cidade completamente devastada. As suas imagens de infância eram marcadas, quase exclusivamente, pelas ruínas que via à sua volta. Um dia, com cinco ou seis anos, levaram-no a Cracóvia, uma bela cidade que o destino poupou às destruições físicas da guerra. Foi só então que ele percebeu que as ruínas não eram, necessariamente, a paisagem natural dos locais onde as pessoas viviam. Afinal, havia lugares onde as casas estavam todas de pé. Disse-me que recordava que isso trouxe um imenso contentamento à criança que então era. 

Lembro-me sempre disso quando, como hoje acontece, regresso a Varsóvia.

1 comentário:

Luís Lavoura disse...

Varsóvia é uma cidade surpreendente para um português (acho eu), por ser toda ela (com exceção do vale do Vístula, que não é muito largo) totalmente plana. Não tem um montinho, uma saliência que se veja.

Isto é verdade?