domingo, novembro 12, 2023

Notícias do poder em Espanha



Ver aqui.

7 comentários:

balio disse...

Espanha tem um primeiro-ministro todo guapo, ao contrário de Portugal.

J. Carvalho disse...

A mim parece-me bem que acordem na amnistia. Afinal são presos políticos. Acredito que se eu fosse basco ou catalão também estaria do lado dos que quereriam a independência de Castela ou, no mínimo, o reconhecimento de um Estado federal. A ideia de independência dos catalães não é um fenómeno conjuntural, tem séculos, logo para quê criminalizar quem defende a independência, desde que o faça por meios democráticos. O referendo é a forma mais direta e verdadeira de exercer a democracia. É o que me parece.

Francisco F disse...

J. Carvalho,

Estava a ouvir um podcast do Observador e apanhei com um sujeito (que trabalha em Espanha, num instituto dependente do governo espanhol), a dizer "o iunts".

A colagem aos interesses espanhóis é tanta que até imitam a pronúncia castelhana, incapaz de dizer "djunts". Isto é gente que sabe do que fala!

Francisco F disse...

Vocês acham que a justiça espanhola vai acusar os dirigentes do Vox e PP de terrorismo e incitamento à violência como tenta, agora, fazer ao Puidgemont para o impedir de voltar à Catalunha? É que o que se passa nas ruas de Madrid parece-me muito pouco democrático e pacífico...

Luís Lavoura disse...

J Carvalho

A mim parece-me bem que acordem na amnistia.

O argumento definitivo para a amnistia é que, há uns anos, o governo de Sánchez indultou aqueles que já estavam presos - Oriol Junqueras e outros - e nada de horrível decorreu desse indulto. Os libertados da prisão regressaram à sua vida normal em sociedade e nenhum crime decorreu da sua libertação.

Se se pode libertar quem já está preso, então pela mesma razão deve evitar perseguir-se quem não o está.

J Carvalho disse...

O exílio não deixa de ser uma prisão.

Luís Lavoura disse...

Francisco F

incapaz de dizer "djunts"

Eu creio que se diz "junts" e não "djunts", mas posso estar errado. Alguém me sabe esclarecer?

Pensem nisto

Trump talvez conseguisse assegurar um lugar na História se, do alto da posição de força de que agora dispõe, levasse a Rússia a envolver-se ...