domingo, novembro 12, 2023

Notícias do poder em Espanha



Ver aqui.

7 comentários:

balio disse...

Espanha tem um primeiro-ministro todo guapo, ao contrário de Portugal.

J. Carvalho disse...

A mim parece-me bem que acordem na amnistia. Afinal são presos políticos. Acredito que se eu fosse basco ou catalão também estaria do lado dos que quereriam a independência de Castela ou, no mínimo, o reconhecimento de um Estado federal. A ideia de independência dos catalães não é um fenómeno conjuntural, tem séculos, logo para quê criminalizar quem defende a independência, desde que o faça por meios democráticos. O referendo é a forma mais direta e verdadeira de exercer a democracia. É o que me parece.

Francisco F disse...

J. Carvalho,

Estava a ouvir um podcast do Observador e apanhei com um sujeito (que trabalha em Espanha, num instituto dependente do governo espanhol), a dizer "o iunts".

A colagem aos interesses espanhóis é tanta que até imitam a pronúncia castelhana, incapaz de dizer "djunts". Isto é gente que sabe do que fala!

Francisco F disse...

Vocês acham que a justiça espanhola vai acusar os dirigentes do Vox e PP de terrorismo e incitamento à violência como tenta, agora, fazer ao Puidgemont para o impedir de voltar à Catalunha? É que o que se passa nas ruas de Madrid parece-me muito pouco democrático e pacífico...

Luís Lavoura disse...

J Carvalho

A mim parece-me bem que acordem na amnistia.

O argumento definitivo para a amnistia é que, há uns anos, o governo de Sánchez indultou aqueles que já estavam presos - Oriol Junqueras e outros - e nada de horrível decorreu desse indulto. Os libertados da prisão regressaram à sua vida normal em sociedade e nenhum crime decorreu da sua libertação.

Se se pode libertar quem já está preso, então pela mesma razão deve evitar perseguir-se quem não o está.

J Carvalho disse...

O exílio não deixa de ser uma prisão.

Luís Lavoura disse...

Francisco F

incapaz de dizer "djunts"

Eu creio que se diz "junts" e não "djunts", mas posso estar errado. Alguém me sabe esclarecer?

Isto é verdade?