terça-feira, novembro 07, 2023

A pena

Ontem, pedi a alguém para me dar o contacto de um seu familiar, um amigo com quem pretendia falar, para o convidar para a apresentação pública do meu livro. Resposta triste: "Não vale a pena, está com Alzheimer". Há muito tempo que já não ouvia algo tão chocante como aquele definitivo "não vale a pena".

3 comentários:

Flor disse...

É na verdade "chocante" e triste. Quem tem Alzheimer por vezes têm flashes de memória. Geralmente não se esquecem das letras das cantigas e cantam-nas. Por vezes lembram-se do nome de familiares, etc. E é assim, se eles se esquecem de nós nos nunca nos esqueceremos deles.
Tenho quase a certeza que ele reconheceria o Sr. Embaixador. No entanto desconheço se o grau da doença já está muito avançado.
Eu sou seguidora há uns anos no YouTube de uma senhora que vive com a mãe que tem alzheimer. Comecei a ver videos desde mais ou menos quando foi diagnosticada e tenho visto a progressão da doença. Por exemplo a senhora acordou irritada e a filha foi tentando acalma-la e canta baixinho uma cantiguinha que ela conhece e então começa a sorrir e a trautear a cantiga e vai ficando calma. A senhora chama-se Francisquinha e a conta do YouTube/vídeo é O Bom do Alzheimer.

manuel campos disse...


Flor

Um caso conhecido é o do cantor norte-americano Tony Bennett, o meu favorito.
Diagnosticado com Alzheimer em 2016, continuou a cantar e a gravar até 2021 (morreu em 21 de Julho deste ano com 96 anos, depois de 7 anos de luta contra a doença).
Os médicos sempre disseram que, até à pandemia, o ter continuado a actuar em público "kept him on his toes and also stimulated his brain in a significant way".

O filho mais velho disse em 2021 que a doença só lhe afectava muito a memória de curto prazo e que ele nem se lembrava no fim de um concerto que tivesse estado a actuar, mas que a memória de longo prazo estava intacta e que, durante as suas actuações, ele se lembrava de todas as letras das canções.

Os últimos dois espectáculos ao vivo foram com Lady Gaga em Agosto de 2021, no Radio City Music Hall.
Lembro-me de ler uma entrevista onde ela contava que ele não tinha recorrido ao tele-ponto durante esses espectáculos, o que pude confirmar no DVD.


Flor disse...

Manuel Campos
É na verdade impressionante. Não devem colocar estes doentes na prateleira. Eles são uma caixinha de surpresas.

Isto é verdade?