domingo, novembro 05, 2023

Dois Estados

Aqueles que agora enchem a boca com a ideia dos "dois Estados", sabendo que Israel nunca a aceitará, são os mesmos que estiveram silenciosos sobre o assunto nos últimos anos, talvez esperando que os acordos de Abraão e o dinheiro no bolso da Autoridade Palestina o apagassem.

2 comentários:

Unknown disse...

Na mouche!

Francisco F disse...

A única solução para aquela confusão é Gaza ser incorporada no Egito e a Cisjordânia ser incorporada na Jordânia, em ambos os casos com elevada autonomia administrativa.

Os colonatos israelitas terão obviamente de ser abandonados (e não destruídos!).

Apesar de todas as diferenças, toda aquela gente fala árabe e é maioritariamente muçulmana. O tempo se encarregará de adocicar a solução.

O mundo já está farto de Estados falhados e inaugurar países que são tragédias anunciadas é absurdo. A única coisa que pode proteger os palestinianos é o escudo (mais ou menos eficaz), de países estabelecidos.

Agora, talvez seja difícil convencer a Jordânia e o Egito de que têm significativas vantagens em passarem a "cuidar" dos palestinianos. Mas a verdade é que Israel teria mais dificuldades em se meter com egípcios e jordanos (sobretudo com os primeiros).

Bernardo Pires de Lima

Leio no "Expresso" que Bernardo Pires de Lima vai para Bruxelas, reforçar a equipa de António Costa. É uma excelente notícia. O pr...