sexta-feira, abril 22, 2022

Democracia é isto

A esmagadora maioria dos deputados ao parlamento português aplaudiu o presidente ucraniano, prestando assim homenagem à luta do povo da Ucrânia, vítima da agressão da Federação Russa. Os deputados do PCP decidiram faltar à sessão. Viver em democracia é aceitar isto como normal.

4 comentários:

João Cabral disse...

Uma coisa é aceitar, outra é achar normal, senhor embaixador. De normal nada tem.

Joaquim de Freitas disse...

Eles consideram, muito justamente, que não se trata de apurar os crimes de alguns, mas de mostrar quão selectiva é a sua indignação, e de exigir o mesmo tratamento para os mesmos crimes – quem os cometeu.

Há quem pense que conhece o mundo através da média na verdade conhece um mundo que não existe. Daí a dificuldade em se comunicar com eles.

Os que aplaudiram de pé aquele que nomeou soldados nazis para altas funçoes militares no seu governo, acusados de crimes no Donbass, e mesmo condenados por tribunais de Kiev, bebendo da média institucional que seguem com apenas uma pitada de pensamento crítico - apenas o suficiente para lhe dar um verniz de imparcialidade - eles pensam nos impressionar enquanto apenas mostram a sua ignorância das realidades do mundo.

Para cada crime com o qual eles tentam tornar –nos cúmplices, passamos a vida denunciando mil dos quais eles desconhecem. Então sim. A indignação selectiva já durou demais.

Joaquim de Freitas disse...

Eles, os ausentes, consideram que não se trata de apurar os crimes de alguns, mas de mostrar quão selectiva é a sua indignação, e de exigir o mesmo tratamento para os mesmos crimes – quem os cometeu.

Os que aplaudiram de pé, o chefe de milicias nazis que assassinaram durante oito anos no Donbass, sem que o Ocidente e os mesmos deputados nunca se tivessem insurgido contra esses crimes, pensam que conhecem o mundo através da média.

Na verdade conhecem um mundo que não existe.

Daí a dificuldade em se comunicar com eles. Bebendo da média institucional que seguem com apenas uma pitada de pensamento crítico - apenas o suficiente para lhe dar um verniz de imparcialidade - eles pensam nos impressionar enquanto apenas mostram a sua ignorância das realidades do mundo. Mas no fundo, a mensagem que tentam passar é a unica admitida pelos mestres longinquos, presentes em todos os espiritos.

Para cada crime com o qual eles tentam tornar –nos cúmplices, passamos a vida denunciando mil dos quais eles desconhecem. Então sim. A indignação selectiva já durou demais.

Miguel disse...

Estou de acordo. É também por isso que vale a pena viver em democracia, mesmo que muito imperfeita.

O herói

25 de Abril de 1974. Escola Prática de Administração Militar (EPAM). Eram aí 11 horas da manhã. Abri a fechadura da sala do quarto do oficia...