A esmagadora maioria dos deputados ao parlamento português aplaudiu o presidente ucraniano, prestando assim homenagem à luta do povo da Ucrânia, vítima da agressão da Federação Russa. Os deputados do PCP decidiram faltar à sessão. Viver em democracia é aceitar isto como normal.
4 comentários:
Uma coisa é aceitar, outra é achar normal, senhor embaixador. De normal nada tem.
Eles consideram, muito justamente, que não se trata de apurar os crimes de alguns, mas de mostrar quão selectiva é a sua indignação, e de exigir o mesmo tratamento para os mesmos crimes – quem os cometeu.
Há quem pense que conhece o mundo através da média na verdade conhece um mundo que não existe. Daí a dificuldade em se comunicar com eles.
Os que aplaudiram de pé aquele que nomeou soldados nazis para altas funçoes militares no seu governo, acusados de crimes no Donbass, e mesmo condenados por tribunais de Kiev, bebendo da média institucional que seguem com apenas uma pitada de pensamento crítico - apenas o suficiente para lhe dar um verniz de imparcialidade - eles pensam nos impressionar enquanto apenas mostram a sua ignorância das realidades do mundo.
Para cada crime com o qual eles tentam tornar –nos cúmplices, passamos a vida denunciando mil dos quais eles desconhecem. Então sim. A indignação selectiva já durou demais.
Eles, os ausentes, consideram que não se trata de apurar os crimes de alguns, mas de mostrar quão selectiva é a sua indignação, e de exigir o mesmo tratamento para os mesmos crimes – quem os cometeu.
Os que aplaudiram de pé, o chefe de milicias nazis que assassinaram durante oito anos no Donbass, sem que o Ocidente e os mesmos deputados nunca se tivessem insurgido contra esses crimes, pensam que conhecem o mundo através da média.
Na verdade conhecem um mundo que não existe.
Daí a dificuldade em se comunicar com eles. Bebendo da média institucional que seguem com apenas uma pitada de pensamento crítico - apenas o suficiente para lhe dar um verniz de imparcialidade - eles pensam nos impressionar enquanto apenas mostram a sua ignorância das realidades do mundo. Mas no fundo, a mensagem que tentam passar é a unica admitida pelos mestres longinquos, presentes em todos os espiritos.
Para cada crime com o qual eles tentam tornar –nos cúmplices, passamos a vida denunciando mil dos quais eles desconhecem. Então sim. A indignação selectiva já durou demais.
Estou de acordo. É também por isso que vale a pena viver em democracia, mesmo que muito imperfeita.
Enviar um comentário