quarta-feira, abril 06, 2022

Avante…

É estranho o destaque dado ao voto negativo do PCP quanto à audição do presidente ucraniano no nosso parlamento. Notícia - isso sim! - seria a anuência dos comunistas a tal proposta. Mas como é preciso fazer notícias sobre tudo…

10 comentários:

Luís Lavoura disse...

E, de facto, que virá Zelensky dizer ao nosso parlamento que os nossos deputados não tenham já podido escutar alhures? Será que os deputados não têm mesmo mais nada para fazer?

Lúcio Ferro disse...

É, tem razão, é como as suas costumeiras graçolas sobre o pcp, dizem muito sobre si, então ao lado das nostalgias pelo cds, ainda dizem mais, mas olhe que não é muito gracioso piadolas destas, nem me parece que lhe fiquem bem. Uma boa noite, senhor embaixador.

Flor disse...

O PCP devia estar envergonhado!!!!

João Cabral disse...

O tal partido respeitador e democrático, parte essencial do regime, que andaram a normalizar... Como se costuma dizer, limpem-se agora a esse guardanapo.

Francisco Seixas da Costa disse...

Está feita a prova de que o pessoal do PC & ofícios correlativos não tem a menor capacidade de encaixe de uma qualquer ironia que, a propósito deles, se faça. Reagem logo “à paulada”. Com o PC não se brinca, deve ser a palavra de ordem lá pela Soeiro P. Gomes. Que triste!

João Cabral disse...

Deu por isso hoje, senhor embaixador? Sempre foram assim!

Reaça disse...

Com negacionistas não é possível qualquer diálogo.

Mas como é possível esta gente putinesca sentir-se tão feliz nesta democracia?

Democracia tão democrata que até chega a ser parva em manter tanto diálogo com esta gente?

No tempo do antoninho (tempo coincidente com Cuba)só se perdiam as que caiam no chão.

António Moreira disse...

Antes de mais que fique claro que
codeno inequivocamente a invasão que o déspota Putin desencadeou. E não me incomoda que Zelensky discurse nos vários parlamentos que o acolhem. Mas,Francisco, para além de sermos ambos vila-realenses,contemporâneos no Liceu, fomos oficiais de Ação Psicológica. E por isso sabemos que uma guerra se trava com balas,canhões, bombas, mas também com palavras. Com informação e contra-informaçāo. E o que me parece estar a acontecer é um acolher quase único das teses de uma das partes. O PCP, do qual também estive próximo há muito tempo, continua a dar tiros nos pés que o vão gradativamente afundando. Mas é claro que tem direito à liberdade de expressão. E,para mim,é preciso ter cuidado em catalogar estes como anjos e aqueles como demónios. Talvez um dia,quando a atual onda emotiva se desvanecer, a História venha a aclarar que,afinal, houve responsabilidades de ambas as partes.E que a Ucrânia também terá os seus telhados de vidro. O que, é claro, não legitima a agressão de que foi alvo.
Um abraço
António Moreira

Jaime Santos disse...

Lúcio Ferro, acho que interpretou como ironia aquilo que não o era.

De facto, olhando para o historial de apoio do PCP a agressões imperialistas por parte da URSS, a sua posição atual não nos deveria de todo espantar. Parafraseando o vernáculo popular, para o PCP, imperialismo no cú dos outros é anti-fascismo...

A herança de luta contra o fascismo por parte do PCP leva-nos sempre a esperar que esse Partido aprenda por uma vez a ficar do lado da Justiça, sucede que o PCP infelizmente é cínico e maquiavélico na sua estratégia política, se para alcançarmos um dado fim tivermos que recorrer a um dado meio, pois bem, o meio está justificado. Isto de se ter ética é burguês...

Neste caso, bem entendido, o fim desejado pelo PCP é uma derrota do Ocidente na Ucrânia... Esquece que claro, os ucranianos poderão ter uma ideia distinta do que constitui um fim desejável e irão bater-se por isso. Como está a acontecer...

Lúcio Ferro disse...

Portanto, Jaime Santos, o PCP, partido fundador da democracia portuguesa, um dos três únicos partidos que teve sempre assento parlamentar na Assembleia da República desde a primeira constituinte (os outros são o PS e o PSD), o PCP, que desde então se apresentou sempre a eleições e que sempre reconheceu os resultados eleitorais, O PCP, sem o qual teria sido impossível em 2015 correr com a camarilha da PAF, esses sim, do meu ponto de vista, ladrões e traidores ao interesse nacional, é um partido "cínico e maléfico". Ok, Jaime Santos, estamos conversados.

Parabéns, concidadãos !