sábado, abril 16, 2022

A Ucrânia

 


Ver aqui.

1 comentário:

Jaime Santos disse...

Sem dúvida que o maior equilíbrio no terreno e algumas vitórias simbólicas para a Ucrânia, como a mais recente, o afundamento do Moskva, retiram pressão a Zelensky para continuar a negociar com a Rússia, tanto mais que isso é de algum modo uma perda de tempo,já que o que diz a equipa de negociadores e o Kremlin parece variar com o tempo e ser mesmo contraditório entre si às vezes.

Pessoalmente estou como Macron, acho que se deve continuar a negociar sempre. Primeiro, porque a expulsão completa dos russos do território ucraniano (mesmo se excluirmos a Crimeia) parece-me impossível ou então somente possível depois de um número de baixas civis e de destruição da infraestrutura incomportáveis para a Ucrânia (e a Rússia irá continuar a usar este modelo de guerra como vingança pela sua incapacidade em vencer batalhas no terreno).

Em segundo lugar, porque essa negociação revela alguma deferência pelo adversário e a abertura à possibilidade de este sair do conflito salvando a face. Putin pode, de outro modo, se estiver encostado a uma parede fazer algo de verdadeiramente estúpido...

A Ucrânia irá sair deste conflito com um ódio mortal à Rússia, pelas razões evidentes. Mas pior será uma Rússia pós-Putin movida apenas pelo seu ódio por quem lhe infligiu uma derrota sem precedentes (leia-se a Ucrânia e o Ocidente).

Vou ler isto outra vez...