sábado, abril 13, 2013

... e o Porto aqui tão perto

Fui ontem ao Porto, para uma reunião de trabalho.

Após o liceu, vivi dois anos no Porto, como estudante. Desde então, volto lá, com um renovado prazer, sempre que posso. Sinto-me em casa, no Porto. É uma cidade que me induz um imenso bem-estar. Por lá tenho familiares e muito bons amigos - porque a amizade, no Porto, é uma coisa séria. Conheço o Porto bem melhor do que muitos portuenses, desde as lojas aos cafés, passando (que surpresa!) pelos restaurantes e pelas livrarias. Em tempos, cheguei a pensar ir viver a minha aposentação para lá. (Como ela é hoje um pouco "atípica", pensarei nisso mais tarde.)

Às vezes, dou-me conta de que me movo no Porto, de carro ou a pé, quase melhor do que em Lisboa. Na viagem de ontem, ia com um colega de trabalho, lisboeta de gema. À saída do aeroporto, porque antes da reunião tínhamos almoços em locais diferentes, expliquei-lhe onde nos deveríamos encontrar, em função do restaurante onde ele ia: "É fácil. Você sai dos Poveiros por S. Lázaro, segue a Rodrigues de Freitas e, logo depois do Prado do Repouso, entra no Heroísmo - lembra-se onde era a PIDE? - corta na primeira rua à direita, um pouco antes da "Cozinha do Manel". É logo ali". O meu colega olhou para mim, com o ar de quem estava a ouvir falar da toponímia de Ulan Bator, e retorquiu: "Você desculpe, mas eu do Porto quase só conheço a Boavista e a avenida dos Aliados. No resto, perco-me".

Nem ele sabe o que perde. O Sérgio Godinho, que é do Porto, sabe.

9 comentários:

Anónimo disse...

Senhor Embaixador,
Esse porto da minha infância e que tantas vezes deambulei pelas "quelhas" da Sé, desci e subi as escadas dos Guindais, da Corticeira, atravessei a ponte de baixo e tomei banho na "Praia do Borras" junto à Capela do Senhor d´Além, no sopé da Serra do Pilar e onde, sem contar, foi parar à Cova da Onça, abaixo do Mosteiro.
.
Tempos maravilhosos de puto serrano, carregando tabuleiros de queijo da serra desde a Rua do Loureiro, ao Marquês e mais adiante à Areosa...
.
Parti desse Porto e ficaram as saudades dos "néguinhos" de berdinho a cinco tostões na Adega de S.Romão e mais dez para os pedaços de boroa de Avintes e um pires de azeitonas pretas.
.
Esquecia-me a geral do Coliseu a 25 tostões que nós, a catraiada, lhe chamava do pontapé nas costas.
.
Já espigadote e autorização para pendurar gravata, no pescoço a malta lá seguia, aos domingos, para engatar, as puras, criadas de servir nos jardins de S.Lazaro, Marquês ou Cordoaria...
O Porto é um poema da vida de cada um que pela cidade passou.
Saudações de Banguecoque

Isabel Seixas disse...

Uau, há quanto tempo, nã se ouvia música por aqui...

Hum...O Porto é de facto inspirador...

Portugalredecouvertes disse...

o Porto é um espectáculo!

patricio branco disse...

belissima fotografia duma rua do porto, gosto...

Anónimo disse...

O Senhor Embaixador é um homem com sorte ou a vida corre bem a quem merece?Olhando para o que vai contando por aqui e lendo os jornais que nos relatam outro tanto só posso concluir que é um homem feliz.É assim ou estou a ver mal as coisas?

Unknown disse...

Sr. Embaixador,
O Porto está cada vez melhor......la movida excelente, os tasquinhos proliferam..... e em S. Lázaro o Snack-Bar Guedes com umas sandes de pernil assado e prato de queijo, enchidos e presunto do melhore um espumante verde de se lhe tirar o chapéu....... Há dias aconselhei uma amiga a lá comer a referidas sandes, comentário da própria: "não podia morrer sem experimentar estas sandes divinais"....
Cozinha do Manel inigualável......
Beijinho grande da Senhora da Hora

EGR disse...

Senhor Embaixador: para um portuense,como eu, é sempre com um misto de alegria e, alguma nostalgia, que leio os seus textos sobre a minha cidade.
E,pelas multiplas provas que nos tem dado, não duvido que conhece bem melhor a minha terra do que muitos dos seus naturais.

margarida disse...

É impressão, ou agora que está aposentado ainda viaja mais do que antes?
E ainda mais veloz nas deslocações e instantâneo nas presenças.
Género VAPT-VUPT!
E outro beijinho da Senhora da Hora, esta belíssima localidade à beira Porto (e mar e tudo)
:)

Helena Sacadura Cabral disse...

Caro Anónimo das 16:45
Cá por mim, vou pela felicidade do nosso anfitrião!

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...