sexta-feira, agosto 24, 2012

A "chance" de Poulidor

E continuamos no ciclismo. A decisão de Lance Armstrong, ontem anunciada, de renunciar à sua defesa perante as acusações de dopagem que lhe são feitas, deve resultar na sua desqualificação como vencedor de sete "Tours de France".

Julgo que a imagem da popular prova ciclística francesa, bem como a do ciclismo em geral, vão sofrer fortemente, em matéria de credibilidade, particularmente se somarmos este escândalo aos tantos outros que mancham a competição e tornam cada vez mais duvidosas (e, pelos vistos, precárias) as vitórias a que vamos assistindo. Devo dizer que, como ativo adepto - de sofá e televisão - do mundo do ciclismo, entristece-me ver esta mítica modalidade, que tanto mobilizou a minha atenção desde a juventude, entrar "pelas ruas da amargura". E começa a ser ridículo - mas compreensível - que os resultados ciclísticos acabem por ser ditados nos laboratórios (como alguns do futebol o são "na secretaria")

Um amigo, ontem, ao telefone, comentou: "Não és tu que és um fã do Poulidor?". 

Para o leitor menos avisado, diga-se que Raymond Poulidor foi um grande ciclista francês, vencedor de várias provas no país e no estrangeiro, mas que nunca conquistou o "Tour de France", nem nele sequer vestiu alguma vez a "camisola amarela", embora tenha ganho várias etapas. Mas, nesse mesmo "Tour", foi três vezes segundo classificado e cinco vezes terceiro. É hoje um ídolo para várias gerações francesas e é uma figura por quem, desde sempre, nutro uma imensa simpatia, nesta minha incontrolável tendência para gostar dos gloriosos e dignos "losers".

Perguntei ao meu amigo por que diabo me vinha falar do Poulidor. "É que, por este andar, ainda vão acabar por desclassificar o Anquetil e o Merckx, nalguma "revisão de provas", pelo que o Poulidor pode ainda ter uma "chance" de ganhar uma Volta à França ...". 

7 comentários:

Anónimo disse...

A verdade é que, mesmo "dopados" até ao limite, a maior parte dos ciclistas era capaz de não chegar aos calcanhares do Armstrong.

Como ciclista de etapas de 30 minutos em bicicleta estática, não consigo deixar de admirar a força sobrehumana de gente que é capaz de pedalar 300km acima e abaixo montanhas. Com ou sem a ajuda de drogas, são uns "heróis"!

O Armstrong fez bem em desistir da defesa. Se é culpado, mata a coisa por aqui. Se é inocente, escusa de espatifar a fortuna em advogados e fica a gozar a vida tranquilamente.

António P. disse...

Já agora, caro Embaixador, deise-me meter uma "cunha" para o Joop Zoetemelk que apesar de tar ganho um tour em 1980, ficou 5 vezes em segundo.
E juntar ao Anquetil e ao Merckx o Hinualt.
Cumpriemntos

Helena Sacadura Cabral disse...

Senhor Embaixador
Confesso-lhe a mesma pecha de simpatizar com os "losers".
Com a condição de serem autênticos e não se comportarem como vítimas!
Não gosto nada de gente que se vitimiza...

Anónimo disse...

Então e o "Joaqcan Agostnhô?

Isabel Seixas disse...

E vai daí, obviamente sportinguistas...

Anónimo disse...

E o Poupou não tomaria também a sua poçãozinha do druida Panoramix?
Abraço, Zé Barreto

Carlos Fonseca disse...

A propósito do comentário que lembra Joaquim Agostinho, lembrei-me de uma vitória falhada dele.

Creio que em 1969, eu e três amigos sportinguistas rumámos ao velho estádio de Alvalade - então ainda com pista de ciclismo - para assistirmos à chegada da última etapa da Volta a Portugal (um contra-relógio, Vila Franca de Xira-Lisboa).

Para nossa alegria o Joaquim Agostinho fez uma etapa brilhante, e no fim vestiu a camisola amarela, que lhe dava a votória.

Eufóricos, decidimos ir comemorar para a Solmar, onde a nossa bolsa sofreu um rombo, que um dia não são dias.

O que não esperávamos era que na quinta-feira seguinte, fosse conhecida a notícia de que o "nosso" Agostinho se tinha dopado.

Que grande "melão"! E como fomos gozados pelos amigos benfiquistas que sabiam da nossa comemoração.

Maldita "Ritalina"

Adeus, "Costa do Sol"!

Há já uns bons anos, alguém me disse que, em Vila Pouca de Aguiar, tinha surgido um novo restaurante. Conhecia então toda a oferta de restau...