terça-feira, janeiro 25, 2011

Cultura portuguesa em França

Assim começa um "take" da Lusa, hoje:

"Em 2012, Joana Vasconcelos será a primeira artista plástica europeia convidada para instalar o seu trabalho no Palácio de Versalhes. Neste início de 2011, António Lobo Antunes é alvo de uma homenagem inédita em França, com 50 espectáculos dedicados à sua obra até Junho. Gonçalo M. Tavares recebeu, em Novembro passado, o Prémio do Melhor Romance Estrangeiro pela tradução francesa de Aprender a Rezar na Era da Técnica. A Mãe, de Rodrigo Leão, foi escolhido para a lista de álbuns do ano pela revista Les Inrockuptibles. Mistérios de Lisboa, de Raoul Ruiz, adaptando Camilo Castelo Branco, foi um dos filmes mais aplaudidos de 2010.

O que se passa de novo em França com a cultura portuguesa?
"

No momento em que Fátima Ramos, conselheira cultural em França, acaba o seu trabalho de alguns anos na Embaixada, e sem prejuízo da capacidade de afirmação autónoma de alguns criadores, é de justiça notar que uma parte da resposta também passa por ela.

6 comentários:

patricio branco disse...

passa-se que está viva, é eficazmente divulgada e representada e desperta interesse. Diplomacia cultural, assim se chama essa util actividade.

Anónimo disse...

É de justiça notar...In FSC

Ainda Bem, não será um deslumbramento, como o suscitado pela kate, mas é de louvar.

Talvez a cultura inerente à literatura,por questões de apreensão visual imediata não consiga a explosão sensorial emergente gerada pela música,a pintura e a escultura, já nem falo da moda...
Isabel Seixas

Luis Tiburcio disse...

Diplomacia inteligente, tanbém diria. Felicitações ao Embaixador e à Conselheira Cultural, a minha amiga Fátima Ramos.

Anónimo disse...

A parte final do texto nao rima muito bem com o italico.Sera que temos diplomacia cultural!Em Franca temos a Gulbnkian,uma Residencia de Portugal,editoras que produzem por conta propria!E os cursos de portugues que foram suspensos ou puramente eliminados do curriculum da Escola da Administracao.Alguem voltou a falar no assunto?Existe um certo triunfalismo do galo de barcelos.Car-rilho e Carlos Reis tem razao.

Francisco Seixas da Costa disse...

Caro Anónimo: Nunca houve cursos de português na ENA! Onde inventou isso? Estará a referir-se à utilização do português nos exames de admissão das "Hautes Écoles"? Vai tem, em breve, novidades sobre isso. A pressa em dizer mal é má conselheira. Informe-se antes, por favor.

Julia Macias-Valet disse...

Ao Anonimo das 14h45 :

Nao estara o senhor(a) a fazer confusao com a noticia : "Supression du portugais à l'ENS et à Polytechnique" ?

http://www.luso.fr/index.php?option=com_content&task=view&id=2894&Itemid=62

Grata pela informaçao : Joana Vasconcelos no Palacio de Versalhes em 2012. É a minha designer portuguesa preferida e por azelhisse perdi no mês passado a ultima apresentaçao dela em Paris, aqui :

http://www.galerie-obadia.com/artist_detail.php?ar=68&c=1&af=1&g=2&p=3

Ainda Caminha

Foi um par de horas de conversa, na tarde de sábado, na Biblioteca Municipal de Caminha, tendo como anfitriã a vereadora da Educação, dra. L...