segunda-feira, 25 de maio de 2009

Peso

Há umas semanas, na qualidade de embaixador de Portugal em França, fui simpaticamente convidado a integrar uma prestigiada confraria gastronómica francesa, a "Académie des Psychologues du Goût", instituição de reuniões aperiódicas, cuja fundação data de 1923, e que integra essa sumidade nacional das coisas da mesa que é José Bento dos Santos - sendo nós dois, aliás, os únicos estrangeiros "em exercício".

No final de semana passado, e como reconhecimento pelo facto de terem sido os judeus portugueses, perseguidos pela Inquisição, a trazerem para França a tradição do chocolate, Portugal foi o país convidado de honra das "Jornadas do Chocolate" de Bayonne, e o embaixador de Portugal foi então entronizado como novo membro da Academia do Chocolate, função cujo conteúdo operacional terá ainda que ser aquilatado.

Também por estas razões, começo a entender melhor que este posto de Paris constitui uma responsabilidade com consequências de peso...

7 comentários:

Margarida Pereira disse...

Hmmm, chocolate.., hmmmm...
Senhor Embaixador, falta aqui (se me permite...) uma imagem bem 'gourmande'... ;)

Helena Sacadura Cabral disse...

Não quero alarmá-lo, Senhor Embaixador, mas a sua entronização no que respeitar o chocolate, ainda lhe poderá trazer consequências. Basta ler os post´s que, a propósito dessa delícia gastronómica, foram tecidos no excelente blog Criativemo-nos, da Margarida Pereira...
Estava era longe de supor que haviam sido os judeus portugueses a levá-lo - ao chocolate, claro - para França!

Anónimo disse...

Oh!...Se constitui

Presumo que nas jornadas se discutiu, ainda que de forma indelevel, a distância emocional e os mecanismos de autocontrole que é preciso accionar para evitar que o chocolate ingerido substitua, agradavelmente, as calorias previstas para uma refeição...

Melhor ainda que tenham descoberto só beneficios da ingestão ...

Que jornadas e Academia estimulo/interessantes...
Isabel Seixas

Margarida Pereira disse...

Senhor Embaixador, Milady é desmesuradamente carinhosa para comigo (e eu feliz!), não mereço destaque assim... :)
V.Exa. conhecerá um blogue cheio de coisas boas onde poderá obter inspirações absolutamente terrenas (às vezes levitam-nos...), que dá pelo nome de 'Paris Breakfasts'?
Cá vai:http://parisbreakfasts.blogspot.com/
Pois dali se parte para links de loucura..., só coisas boas, perdoe-se-me a singeleza expressiva...
E, a (des)propósito: quando mencionei uma foto 'gourmande' estava a querer sugerir algo de 'desvairado', pejado de chocolates e coisinhas entontecedoras assim, mas V.Exa., sobriamente, colocou uma amesação austera.
Está bem. Haja comedimento, não é?
Sim..., mas... :(
Bom, um diplomata 'desvairado' não é bem o que se espera, eh,eh, eh... (pardon..., eu "ajuízo" de imediato!)...
(ai que Milady me retira as 'insígnias' como retaliação para o abuso!):)
E um bom dia para todos!

Anónimo disse...

Ui! Sobre Chocolate tenho cá umas "memórias" que nem me atrevo a contar...Prefiro...um presunto "pata negra"... Margarida e Helena sabem do que falo!
P.Rufino

Anónimo disse...

Quem nao é para comer nao é para trabalhar! E importante termos um Embaixador com bom palato. Jà adivinho vê-lo na Academia do Bacalhau em Paris.
José Barros

Fenêtre du Portugal disse...

Um Embaixador "em chocolate", apesar de ser original, e poder ter efectivamente consequencias a nivel do excesso dos hidratos de carbono no corpo, tambem se pode até tornar perigoso.

Em alguns contextos onde a atraçao dos discursos se tornar menos importante que algumas vistas lindas (femininas por exemplo), tente resistir e desviar os olhos afim de nao derreter. :-)

NB. Vai ver que um dia ou outro, em circuntancias acima definidas, irà recordar este post e sorrir. hé hé :-)