sexta-feira, agosto 15, 2025

Alasca

Para a Rússia, o pior resultado que poderia ter saído de Anchorage seria uma pressão americana para um cessar-fogo. A ocorrer, este travaria o seu ímpeto no terreno e daria tempo à Ucrânia para se reconstituir militarmente com apoio ocidental.

Está por saber se Putin fez alguma promessa de moderação das suas atividades ofensivas, correspondendo a recentes desabafos desagradados de Trump sobre a escalada militar russa, ao provocarem vítimas civis.

A ameaça de sanções secundárias a parceiros comerciais russos terá desaparecido do horizonte imediato, o que é uma excelente notícia para a Índia. Nunca acreditei que os EUA chegassem a esse ponto com um parceiro tão importante para impedir a mão livre da China nos Brics.

A acreditarmos - e eu acredito - na sua obsessão infantil sobre o Nobel da Paz, Trump não vai deixar "cair a bola" e vai querer resultados rápidos, para provar que é o "dono da bola". Posso estar enganado, mas Zelensky e os seus aliados europeus vão ficar agora sob forte pressão.

Sem comentários:

Alasca 2

Se esta fotografia não diz tudo, então já não percebo nada!