domingo, fevereiro 24, 2019

Um passeio pela Europa


Fernando d’Oliveira Neves é um dos diplomatas portugueses com maior experiência europeia. Esteve ligado ao processo de adesão e integração de Portugal desde o seu início, com postos em Bruxelas - na representação permanente de Portugal e nas instâncias comunitárias - e uma experiência como secretário de Estado dos Assuntos europeus. 

Desse seu tempo diplomático, dentro uma carreira profissional riquíssima, decidiu agora publicar em livro uma memória crítica. A distância temporal deu-lhe maior perspetiva de análise, ajudando a ponderar a contextualização política de certos factos. Alguns dos textos refletem coisas vividas, outros um olhar sobre as circunstâncias que marcaram a história contemporânea da Europa - e nós dentro dela.

O livro é muito bem escrito, num estilo sem floreados e de leitura apelativa, às vezes com o humor que as situações suscitaram ao autor ou que este entendeu dever induzir-lhes para fugir à ideia de que a realidade europeia é apenas um ambiente burocrático abafante. E Fernando Neves, um europeísta convicto que o não esconde, olha sempre essa realidade a partir do lugar de Portugal, dos nossos interesses. E um deles, iniludível, como o livro bem o revela, é o sucesso do projeto europeu.

2 comentários:

Luís Lavoura disse...

Está escrito em ortografia antiga ou moderna?

Anónimo disse...

Pois se o livro acabou de ser escrito em 2012 , a ortografia deve ser a antiga ! Inxalá ...

Atenção

Aconselho a que não se alarguem muito em bocas sobre a ida de comentadores para cargos políticos. É que, como se prova, Cristo é useiro e ve...