sexta-feira, setembro 22, 2017

Conluio


Esta campanha autárquica veio confirmar, uma vez mais, o estafado conluio das televisões com os partidos políticos, que faz com que a tomada de imagens das açōes de rua seja sempre feita através de planos próximos, que, com o cenário de bandeiras por detrás, criam sensações de multidão que estão muito longe de existirem no locais.

A verdade das reportagens, que seria desejável levar aos espetadores, porque tem um real significado político, implicaria a execução de planos à distância, que transmitissem uma ideia mais real da dimensão das mobilizações. 

Há muitos anos que esta triste prática continua, ludibriando quem vê as reportagens nos noticiários. Isto é, todos nós, telespetadores e eleitores.

6 comentários:

Anónimo disse...

Vai me dar um gozo monumental ver o PSD em terceiro lugar em Lisboa e o afiar de facas para depor Passos a seguir. Medina, com a imprudente compra de um andar de 800 mil por 600 vai ganhar mas perder votos para o PP, BE e PC por esta ordem.

2. A entrevista de Trigo Pereira que é uma desconstrução da figura de Centeno e que aparece em momento estratégico pode querer dizer que procura, à semelhança do seu alvo, um lugar internacional onde possa estar calado e sossegado.

rodrigo castro disse...

Totalmente de acordo. Já tive essa experiência e os jornalistas são autênticos moços de recado perante os dirigentes partidários, mesmo até com pequenos partidos como foi o meu caso. Vergonhoso.

Luís Lavoura disse...

Não me parece que haja ludíbrio. Toda a gente sabe que não se trata de manifestações de massas, mas sim de ações de campanha. É natural que só haja uma mão-cheia de participantes. Ninguém de bom senso vai acreditar que ande um milhar de pessoas atrás de um líder que anda a distribuir propaganda.
Nem as televisões têm recursos e tempo para andar a filmar cada ação de campanha a partir de uma janela no 3º andar, para que se possa contar o número total de participantes.

Anónimo disse...

Por falar em coisas estranhas...

- O BE exige mais transportes públicos e ilustra cartazes com o Metro (aplausos). A Cristas propõe mais estações de Metro (demagogia).

- A CML orgulha-se dos seus parques, quintas e corredores verdes (aplausos). A Cristas propõe árvores no Terreiro (demagogia).

...

Jacinto Saramago disse...

Tem toda razão, mas a imagens são só de "grandes cidades" ou "grandes municípios". Já viu alguma reportagem dessas em "pequenas vilas" ou "pequenos municípios", como,p.e. Barrancos?

Cpts
Jacinto Saramago
(Barrancos)

Anónimo disse...

Não me diga que o Medina com o novo bigodinho á Hitler, não tem maioria absoluta e vai precisar das eternas muletas ?......

Obrigado, António

O dia em que é anunciado um novo governo é a data certa para dizer, alto e bom som, que entendo ter sido um privilégio ter como primeiro-min...