Esta campanha autárquica veio confirmar, uma vez mais, o estafado conluio das televisões com os partidos políticos, que faz com que a tomada de imagens das açōes de rua seja sempre feita através de planos próximos, que, com o cenário de bandeiras por detrás, criam sensações de multidão que estão muito longe de existirem no locais.
A verdade das reportagens, que seria desejável levar aos espetadores, porque tem um real significado político, implicaria a execução de planos à distância, que transmitissem uma ideia mais real da dimensão das mobilizações.
Há muitos anos que esta triste prática continua, ludibriando quem vê as reportagens nos noticiários. Isto é, todos nós, telespetadores e eleitores.
6 comentários:
Vai me dar um gozo monumental ver o PSD em terceiro lugar em Lisboa e o afiar de facas para depor Passos a seguir. Medina, com a imprudente compra de um andar de 800 mil por 600 vai ganhar mas perder votos para o PP, BE e PC por esta ordem.
2. A entrevista de Trigo Pereira que é uma desconstrução da figura de Centeno e que aparece em momento estratégico pode querer dizer que procura, à semelhança do seu alvo, um lugar internacional onde possa estar calado e sossegado.
Totalmente de acordo. Já tive essa experiência e os jornalistas são autênticos moços de recado perante os dirigentes partidários, mesmo até com pequenos partidos como foi o meu caso. Vergonhoso.
Não me parece que haja ludíbrio. Toda a gente sabe que não se trata de manifestações de massas, mas sim de ações de campanha. É natural que só haja uma mão-cheia de participantes. Ninguém de bom senso vai acreditar que ande um milhar de pessoas atrás de um líder que anda a distribuir propaganda.
Nem as televisões têm recursos e tempo para andar a filmar cada ação de campanha a partir de uma janela no 3º andar, para que se possa contar o número total de participantes.
Por falar em coisas estranhas...
- O BE exige mais transportes públicos e ilustra cartazes com o Metro (aplausos). A Cristas propõe mais estações de Metro (demagogia).
- A CML orgulha-se dos seus parques, quintas e corredores verdes (aplausos). A Cristas propõe árvores no Terreiro (demagogia).
...
Tem toda razão, mas a imagens são só de "grandes cidades" ou "grandes municípios". Já viu alguma reportagem dessas em "pequenas vilas" ou "pequenos municípios", como,p.e. Barrancos?
Cpts
Jacinto Saramago
(Barrancos)
Não me diga que o Medina com o novo bigodinho á Hitler, não tem maioria absoluta e vai precisar das eternas muletas ?......
Enviar um comentário