sábado, fevereiro 16, 2013

Fernando Lyra (1938-2013)

Foi pelo "Expresso" de hoje que soube do desaparecimento do meu amigo Fernando Lyra.

Antigo ministro da Justiça e deputado brasileiro, Fernando Lyra presidia à Fundação Joaquim Nabuco quando o conheci, em 2006, por ocasião de um colóquio que a Fundação organizara, com Mário Soares e Dário Castro Alves, sobre o "assalto ao Santa Maria", que havia aportado ao Recife em janeiro de 1961. Entre nós os dois perpassou, de imediato, uma corrente de entendimento e simpatia que, por mais de uma vez, tive oportunidade de renovar, em várias deslocações a Pernambuco. Lembro-me bem da última: um jantar, creio que em 2009, no "Leite", essa magna instituição gastronómica portuguesa no Recife, durante o qual senti o Fernando um pouco cansado, mas com aquele sorriso bom e malandro com que acompanhava as deliciosas histórias de uma existência cheia de vigor e de empenhamento cívico.

O Fernando Lyra ofereceu-me um dia o seu livro "Daquilo que eu sei", com uma amável dedicatória, onde marcou bem a nossa recente amizade. É um trabalho essencial para se entender o percurso de vida do Fernando e, muito em especial, o seu papel no movimento das "Diretas já!" e na candidatura de Tancredo Neves. O fim da censura à imprensa no Brasil tem a marca de Fernando Lyra, como muitas vezes ouvi por lá afirmar. Fernando Lyra é uma figura marcante do regresso do Brasil à liberdade.

Estou certo que o seu grande amigo Mário Soares vai sentir bastante a sua falta. Deixo um abraço sentido à família, em especial a sua mulher, Márcia.

6 comentários:

patricio branco disse...

fernando lyra, pois creio que tenho ou tive um livro dele, talvez na antiga e saudosa colecção de livros de autores brasileiros da livros do brasil.
mas não é o daquilo que eu sei.
restaurante leite, acredito que lá se coma bem.

Francisco Seixas da Costa disse...

Sem querer, destruí um comentário colocado há minutos, por alguém que conhecia o restaurante "Leite". O seu autor poderia fazer o favor de o repetir, com o meu pedido de desculpas?


Manuel Tomaz disse...

Senhor Embaixador,
é com todo o prazer que vou tentar colocar o meu comentário que, por lapso, o Senhor destruiu: Diáriamente consulto o seu Blogue. Hoje vou fazer um comentário: Não conheci o Dr. Fernando Lyra. Mas conheci bem, e lá trabalhei no longínquo ano de 1969, o Restaurante Leite, no Recife. É propriedade de um grande amigo meu, o Portugues Sr. Arménio Dias. Na verdade, trata-se de um excelente restaurante, onde predomina a boa gastronomia Portuguesa, na bonita cidade de Recife. Os meus cumprimentos,
Manuel Tomaz

patricio branco disse...

heitor lyra é o autor br de que tenho um livro, lyra da silva, historiador, pedagogo...

Mônica disse...

Senhor Francisco
Vi hoje no noticiario. pernambuco está de luto e o Brasil perde um grande politico.
Um abraÇO DE SUA AMIGA Monica.

Anónimo disse...

Foi um grande "camarada" de alguns portugueses que no Brasil aportaram por razões políticas. Conheço alguns amigos que saberão por mim (por este blog, se não o souberam de outra maneira) da morte do Lyra. O sobrenome Silva, testemunha por si só quanto se sentia português...

Notícias da aldeia

Nas aldeias, os cartazes das festas de verão, em honra do santo padroeiro, costumam apodrecer de velhos, chegando até à primavera. O país pa...