sábado, dezembro 24, 2011

Coreia do Norte

O ambiente de obsessivo secretismo - e, por essa via, de incessante especulação - que se cria em torno da maioria dos regimes ditatoriais teve o seu auge, desde sempre, no caso limite da Coreia do Norte. Quer ao tempo do fundador da "dinastia", Kim Il-Sung, quer no do seu filho, Kim Jong-Il, as historietas sobre alguns, nunca absolutamente confirmados, aspetos da sua vida privada, desde os excessos materiais às aventuras afetivas, fizeram, por décadas, a delícia de uma certa imprensa. Como nada é possível provar, tudo é possível dizer.

A chegada de um novo líder ao poder, em Pyongyang, aguça agora a curiosidade dos media. Não deixa de ser interessante ver o "Le Figaro" dedicar hoje quase meia página à exegese da fotografia que acima reproduzo, retirada de um filme com dois dias. Para quê? Para especular sobre a "misteriosa criatura" da jovem que aparece atrás de Kim Jong-Un. Dando por adquirido o princípio de que "na cultura tradicional coreana, um homem ainda celibatário na casa dos 30 anos é mal visto", o correspondente em Seul do jornal conservador francês detém-se em detalhe sobre a imagem da jovem, adiantando que "a sua silhueta é tão fina que voga no seu fato tradicional ligeiramente decotado", perguntando-se se "esta mulher tão jovem e de atitude tão elegante será a nova primeira-dama da Coreia do Norte". O jornal nota ainda "o rosto oval delicado, a pele de porcelana, de uma jovem que parece uma pena". Caramba! Que perspicácia! Eu não consigo "ler" tanto na fotografia.

O jornal vai ao ponto de qualificar este intrigante momento como "o mistério da mulher no mausoléu de Kum Su-San". Para o jornalista, confortavelmente instalado a sul do paralelo 38º, apoiado nas investigações do "especialistas" locais e num "rumor transmitido por uma fonte clandestina no local, mas impossível de verificar", "a feliz eleita seria diplomada da prestigiada universidade Kim Il-Sung e seria dois anos mais nova que o 'grande sucessor'", sendo originária de Chongjin, na costa nordeste da península. Cuidando o "safe side" dos desmentidos da História, o jornalista não exclui a hipótese de se tratar, muito simplesmente, de uma filha do falecido Kim Jong-Il, logo, apenas de uma irmã de Kim Jong-Un. Mas essa é uma possibilidade que, por pouco romântica, apenas merece o prudente registo.

Nos tempos em que o comunismo prevalecia em Moscovo, o ocidente criou a "kremlinologia", uma especialidade que lia sinais das posições relativas de dirigentes nos palanques e nos encontros internacionais, bem como no "body-language" das grande figuras, daí extraindo conclusões para as futuras sucessões de poder. À nossa modesta escala, lembro-me de ouvir comentar, em fotos dos "dias da raça", o menor gesto de simpatia de Salazar para qualquer vizinho de fraque, daí deduzindo cumplicidades e hipotética gestação de herdeiros, descontados os imponderáveis da lei da gravidade. 

Esses mistérios constituem a eterna "graça" das ditaduras, coisa que a simplicidade do voto democrático logo destrói. É pena ver jornais com o antigo prestígio do "Le Figaro", onde preponderaram as penas de François Mauriac ou Raymond Aron, a encherem hoje as suas páginas com este tipo de especulações. Talvez isto se faça só até ao dia em que o brilho de melhores fotografias, oriundas de Pyongyang, permita um tratamento mais "profissional" nas colunas "especializadas". É que, verdade seja dita, os verdadeiros dias felizes para a democracia só estarão adquiridos quando o "Paris Match" cobrir um casamento presidencial na Coreia do Norte. Nesse dia, porém, a notícia passará para o "Figaro Magazine".       

7 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns, Senhor Embaixador, pela notícia sobre a nova Sagrada Família.

Os desejos de Santo Natal do

CSC

Anónimo disse...

Um democrata anti-fascista é sempre um defensor do primado da lei. Neste caso, da lei da gravidade...

Abraços da Póvoa

JA

Portas e Travessas.sa disse...

Antes demais, Senhor Embaixador, do meu querido País - desejo um Santo Natal como é desejo dos Católicos Apostólicos de Roma.

Senhor Embaixador, lembro, que homem não é de "ferro" e eu, não conheço nennhhum que não tenha escondido um mulher no guarda fato.

A mulher, é fonte de inspiração, para o bem e para o mal.

E "morra" quem se negue.

Quer parecer

patricio branco disse...

le bloc notes no figaro e, traduzido, no saudoso século de lisboa.

O jornalismo tambem pode ser especulação quando inclua peças inofensivas e divertidas de cuscuvilhice como essa da misteriosa menina desde que estejam bem escritas e engendradas.
Mas o figaro não é de facto o jornal adequado, talvez tenha querido aumentar as vendas e caiu nessa.

Anónimo disse...

Eu cá por mim palpita-me que aquele corte de cabelo e os desiquilíbrios hormonais que o balofo denuncia ainda hão-de provocar mudanças na Coreia do Norte. Cá na Europa até auguravam longa vida no poder ao rapaz e aos amigos, mas lá fia mais fino.
V

Anónimo disse...

Na Soeiro Pereira Gomes devem saber de tudo. Admiradores confessos da democracia norte-coreana, apesar de ainda estarem chorosos pela perda do Grande ou Querido ou lá-o-que-era o Líder, concerteza que não rejeitarão prestar esclarecimentos a quem deles precise.

Isabel Seixas disse...

"Que perspicácia!"(...)
Sem dúvida, alucinante, capaz até de induzir imagens em mentes vulneráveis.

Manuel Alegre

Tenho muita pena pelo facto de não ter podido estar ontem presente no lançamento do livro de memórias de Manuel Alegre. Manuel Alegre é, nes...